terça-feira, 6 de novembro de 2018

Câmara aprova indicação que homenageia médico morto no AC com nome em praça de Tarauacá


Indicação aguarda sanção da prefeita Marilete Vitorino. Rosaldo Aguiar, conhecido como ‘doutor Baba’, tentou reagir em assalto e foi morto, em Feijó.


Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco


A Câmara Municipal de Tarauacá aprovou uma indicação de homenagem ao médico Rosaldo Aguiar, conhecido como “doutor Baba”, morto no último dia 27, com o nome em uma praça da cidade que está sendo construída no bairro Praia. O médico tentou reagir a um assalto e acabou sendo alvejado por um disparo de arma de fogo.


Conforme o vereador Antônio Araújo, conhecido como “Príncipe” (PT), que apresentou a proposta na Câmara, o projeto foi aprovado por 10 dos 11 vereadores, já que um faltou a sessão ordinária desta quarta-feira (31). Agora, o projeto vai para sanção da prefeita Marilete Vitorino.


“Indiquei essa homenagem, porque o Baba era uma pessoa muita dedicada, trabalhou com esporte, crianças, escolinha de futebol, campeonatos, era atleta e depois fez medicina e tinha um coração muito bom. Foi uma pessoa que sempre teve um trabalho voltado para a juventude. Então, nada melhor do que o município de Tarauacá homenageá-lo com o nome da praça da juventude”, disse o vereador.


Araújo destacou que o médico é “filho de Tarauacá” e que serviu, por muitos anos às comunidades da região. “Vamos fazer essa homenagem por tudo que ele já fez por Tarauacá, assim como também fez por Feijó”, afirmou.



Médico foi morto com tiro durante assalto em casa na cidade de Feijó, interior do Acre — Foto: Arquivo pessoal

Latrocínio


O médico Rosaldo Aguiar foi morto com um tiro, na noite de sábado (27), dentro de casa no município de Feijó, no interior do Acre. A polícia informou que os suspeitos queriam roubar a arma dele, ele reagiu e acabou sendo atingido com um disparo de arma de fogo.


O último preso foi Avelino, que foi identificado como amigo do médico e estava na casa dele do momento do crime. Segundo a polícia, o suspeito sabia que a casa de Aguiar seria invadida por criminosos e não contou ao médico.

Trabalho solidário e amor pelo cinema


Nascido no Seringal Santa Luzia, no Rio Tarauacá, o médico era apaixonado pela natureza e tentava sempre ter contato com as coisas mais naturais. O doutor Baba também era conhecido no Acre por atender gratuitamente comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Ele alegava que preferia ir até os paciente já que muitos não tinham como se locomover até o hospital.


O médico também era apaixonado por cinema e, com sonho de ser ator, fez um letreiro de Hollywood em casa.


Ele começou a trabalhar no hospital em 1988 como auxiliar de serviços gerais, depois passou para técnico de enfermagem e, em seguida, ingressou no curso de medicina. Além da paixão pelos filmes, ele disse, em matéria publicada pelo G1 em junho de 2017, que nutria o sonho de ser ator desde 18 anos, quando participou de uma peça de teatro, mas teve que abdicar da carreira na arte para se dedicar à medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário