domingo, 5 de março de 2017

Resumo do filme: Os narradores de Javé

Resposta sobre o filme brasileiro Os narradores de Javé. Fazendo uma análise do registro científico e a importância da comunicação oral e escrita. 

1)A história dos narradores de Javé acontece num povoado as margens de um rio (Vale de Javé), cujo espaço cenográfico remete ao nordeste brasileiro. Os habitantes do vilarejo temendo a destruição da vila, pois, o governo estavam construindo uma hidrelétrica, esse empreendimento causa um aumento no volume das águas, uma vez que represa. Para parar a construção da obra, era necessário o registro cientifico do surgimento daquela comunidade. Este documento dava condições dos habitantes lutarem pelo reconhecimento do Vale de Javé como patrimônio histórico cultural. Mas não havia registro, sendo que apenas uma pessoa sabia ler. O Antônio Biá, um ex-funcionário da agência dos correios. Como o povo daquele lugar não sabiam ler, o fluxo de carta era pequeno, temendo perder o emprego, Biá criava estória difamatória sobre os moradores, isso aumentou o movimento da empresa, porém, o povo descobriu a trama. Ele foi expulso de lá. Mesmo odiado pela população Biá foi chamado para ser o escrivão que documentaria o surgimento do vilarejo, entretanto, cada pessoa entrevistada por ele contava uma história diferente, eivada de fantasias. Alguns creditava o heroísmo da fundação do vilarejo ao lendário Indalécio, outros a Maria Dina. Fato este que impossibilitou o ex funcionário dos correios narrar como de fato se deu a formação daquela vila. Porque um registro cientifico requer comprovação, não podendo conter fantasias da mente humana repassada como verdade. Cada morador queria pôr nos documentos a história dos seus heróis, ou seja, criar uma verdade sobre seus antepassados. Às águas da represa alagaram toda a vila. E os moradores mudaram para outro lugar. Essa parte foi narrada por Biá, para que fosse preservada a história daquela comunidade, sendo que o mesmo viu todo o acontecimento, desde os tempos de vilarejo de Javé à nova vila. A história do povoado de Javé é narrada inicialmente por Zaqueu, único comerciante do povoado. Ele viajava para outros lugares em busca de mantimento para a população local. As casas são de taipa, e as pessoas se vestiam de forma simples. 2) As narrativas mantém viva a história de um povo. Seja ela contada oralmente, seja documentada. Contudo, há diferenças entre as histórias que passam de geração para geração por meio da fala, pois neste quesito com o passar do tempo cada narrador insere novos vocábulos na narrativa, mudando o contexto original. Já na fórmula escrita, podemos dizer que se mantem a originalidade. Desta forma preservando a narrativa como ocorreu de fato. Assim , torna-se mais fácil comprovar cientificamente, ressaltando, que ambas são importantes para preservar a cultura de um povo. 

3) A língua é a principal ferramenta para a manutenção da preservação da cultura de cada povo. É este instrumento que mantém viva a cultura de cada comunidade, por exemplo, nas tribos indígenas os ensinamentos vem sendo repassado de geração para geração por meio da oralidade. Isto, tem garantido a preservação dos ensinamentos culturais destes povos, principalmente o religioso. Podemos citar também que, se hoje temos conhecemos da cultura grega ou egípcia, foi por conta da língua escrita, uma vez que, estas duas sociedades eram letradas. Registravam os acontecimentos da época. Preservando este enorme legado para humanidade, principalmente na área da política e da filosofia. 

4) Sim, porque o registro cientifico é a comprovação da materialidade do acontecimento. Mediante documentação que comprove a existência daquele povo e sua cultura, portanto, carece ser preservado pela importância histórica. Podendo ser comprovado através de documentos escritos e fotografias. Podemos citar como exemplo a história dos narradores de Javé que devido a inexistências de documentos que provasse as bravuras dos fundadores do vilarejo tiveram suas “vidas” destruídas com a chegada do progresso. Algo impossível de acontecer com cidades histórias, por exemplo, Vila Rica (MG). 

5) Não. Porque sem a comprovação cientifica (escrita) as histórias contadas na modalidade oral é vista apenas como fruto da imaginação popular. Para que possam exercer algum poder de influência sobre a modernidade deve haver alguma comprovação cientifica. 

6) Eram uma relação de respeito, embora havendo discordância em alguns aspectos, sobretudo quando tiveram que documentar como foi fundado o povoado de Javé e os personagens principais da fundação. É notório também que a maiorias daquelas pessoas se conheciam. 

7) Expressões ditas pelos moradores de Javé. 1) essa alma quer reza, significa dizer que alguém fez algo em troca de benefício; 2) o senhor tá confundido habeas corpus com corpos christi, cujo significado é: o habeas corpus é um termo jurídico que solicita a liberdade de um preso, já corpus christi é um feriado católico; 3) será que sou “poquê mon” de Jesus, como tinha tanta gente atrás do Biá ele proferiu essa frase fazendo alusão será que ele era um enviado de Cristo para ter tanta gente lhe seguindo; 4) tamborete de forró, pessoa pequena, referência ao assento de um clube de dança; 5) réveillon de muriçoca, aglomeração de pessoas no sentido figurado. 

Acadêmico do Curso de Letras Vernáculo da Universidade Federal do Acre
Leandro do Nascimento Sousa












Nenhum comentário:

Postar um comentário