domingo, 13 de dezembro de 2015

Famosa no Acre, saltenha frita ganha recheio de jambu com tucupi

Receita é criação do servidor público do Acre, Marcos Torres. Prato originário da Bolívia é vendido a R$ 5 em Rio Branco.

Por Quésia Melo
Do G1 AC

Marcos Torres usou tucupi e jambu para dar ainda mais sabor a saltenha (Foto: Quésia Melo/G1)

Apaixonado pela culinária regional, o servidor público Marcos Torres, 47 anos, decidiu incrementar ainda mais a famosa saltenha de frango, prato originário da Bolívia que atravessou a fronteira e caiu no gosto dos acreanos. Para dar ainda mais sabor à saltenha, Torres acrescentou um molho apimentado feito com tucupi e jambu. A iguaria é vendida por R$ 5 a unidade.

"A grande maioria das pessoas já tomou um tacacá ou comeu uma rabada. Então, essas tinham visto esses ingredientes em outros pratos, mas ficam impressionados ao vê-los na saltenha. Muitos pedem apenas uma, para experimentar, depois voltam pedindo outra", conta.
Marcos Torres incrementou saltenha usando ingrendientes típicos da Região Norte (Foto: Quésia Melo/G1)

A ideia de usar produtos típicos da região em um prato tão popular no Acre surgiu há um ano, durante um festival gastronômico de comida de mercado emRio Branco. Segundo Torres, quando dois chefs de fora do estado provaram o tradicional pato no tucupi eles sugeriram substituir o pato pelo frango e acrescentar um molho de tucupi apimentado no recheio da saltenha.

"Eles fizeram a de forno, que fica bem seca, a minha é frita e bem úmida com o caldo de tucupi. Um amigo me disse para postar nas redes sociais e as pessoas começaram a perguntar onde tinha a saltenha e onde poderiam comprar. Até então eu nunca havia vendido e decidi fazer uma experiência. Em um final de semana fizemos 200 saltenhas e todas foram vendidas", conta.

Equilíbrio de sabores
O tucupi é o sumo extraído da raiz da mandioca após ser descascada, ralada e espremida. Inicialmente o líquido é venenoso por causa da presença do ácido cianídrico, por isso precisa cozinhar e fermentar de três a cinco dias para eliminar o veneno. O jambu é uma erva típica da região Norte muito utilizada como condimento.
Recheio de saltenha tem equilibrio de sabores de tucupi e jambu (Foto: Quésia Melo/G1)

Ambos os ingredientes possuem um gosto forte, por isso, Torres conta que procurou equilibrar os sabores na receita. "Sei que para cada 22 saltenhas vou usar um quilo de trigo e mais ou menos 800 gramas de frango desfiado. Primeiro fiz o recheio de uma saltenha normal, sem os ingredientes, à parte, e fui colocando o tucupi aos poucos e experimentando para chegar ao equilíbrio que não tirasse o sabor do frango", explica.

Torres defende uma regionalização cada vez maior dos pratos servidos no Acre. Segundo ele, isso aumentaria ainda mais o turismo gastronômico no estado. "Um turista não vai querer comer a mesma coisa que encontra no local onde ele mora, é preciso regionalizar. Ele vai querer ver o que temos e precisamos explorar isso para que a cozinha do Acre fique conhecida em outros lugares", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário