segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Cruzeiro do Sul: Prefeito Vagner Sales inaugura mercado do peixe com a presença do Ministro da Pesca e da Agricultura, Hélder Barbalho.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales ( PMDB), inaugurou na manhã desta segunda, 28, o mercado do peixe da cidade. A inauguração faz parte da festividade de 111 anos de emancipação política da capital do Juruá. O mercado do peixe custou aos cofres público um milhão e quatrocentos mil reais, emenda do senador Gladson Cameli ( PP), na época deputado federal.

O Ministro da Pesca e da Agricultura, Hélder Barbalho, veio diretamente de Brasília à convite da deputada federal Jéssica ( PMDB) e do senador Gladson para inauguração da obra do ministério da qual é gestor.

De Cruzeiro do Sul, o ministro lançou para todo Brasil a semana nacional da pesca. Barbalho dormiu na cidade de domingo para segunda. Um ato inédito na história de Cruzeiro do Sul.


A cantora local Conceição, a Paula Fernandes do Acre ( Cover), que recentemente participou do programa do Rodrigo Faro na rede Record de televisão fez o show de abertura da solenidade. O hino nacional foi tocado pela banda de música do Exército brasileiro.

Estiveram presentes na solenidade o senador Sérgio Petecão ( PSD), o deputado estadual Jairo Carvalho ( PSD), a presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Rocilda Sales, acompanhada de outros membros do parlamento local, secretários da administração, deputada federal Jéssica Sales ( PMDB), Samir, superintendente da pesca no Acre.



O mercado do peixe leva o nome do ex-vereador e ex-deputado estadual, Resene de Souza Lima " conhecido populamente por Ligeirinho", avô do senador Gladson Cameli. Resene Lima era do MDB, atual PMDB.

Fala das autoridades

O senador Sérgio Petecão disse que no Acre estamos acostumado com obras de valores altíssimo que a serventia não é tanta, diferente dessa que, tem um alcance social enorme.

O senador Gladson Cameli ( PP) agradeceu o prefeito por ter homenageado o seu avô. O progressista agradeceu ainda a vida de Hélder Barbalho. Cameli fez critica ao governador do Estado por não mandar recursos para Cruzeiro. " O governador não manda o valor de uma cibalena para cá. Ainda bem que o prefeito pode contar com o apoio da bancada federal". O senador finalizou dizendo que não faz diferença de cores partidárias para alocar suas emendas.

O Ministro da Pesca e da Agricultura, Hélder Barbalho (PMDB/PA), que na eleição passada perdeu no segundo turno para governador do Estado do Pará, fez um relato de sua carreira política. Quando foi vereador e prefeito na cidade metropolitana de Belem, Ananindeua. Tendo como vice-prefeito um Cruzeirense, Francisco Melo. Hélder Barbalho que teve o nome confundido com o do seu pai, senador Jader Barbalho, pelo locutor oficial do evento e pelo prefeito, disse se sentir feliz pela menção ao seu genitor.

O ministro também fez referência a ex-deputada estadual Antônia Sales como umas das militantes mais prestigiada do PMDBmulher do País.

Hélder falou ainda do convênio que assinou com os ministérios da Educação e da Saúde, o primeiro, para alfabetizar todos pescadores do País, o segundo, o plano de saúde especial para os profissionais pesqueiros. Barbalho fez um pedido aos pescadores e produtores da região:

"Peço que o pescador cultive , crie outros animais, do mesmo modo, o criador de bovinos comece a criar peixes. Uma complementação da renda".

O prefeito Vagner Sales teceu vários elogios ao ministro e ao seu pai. Mas antes agradeceu a Deus pelo momento.

Vagner também agradeceu o que ele chama de vários governadores, a bancada federal: Gladson, Petecão, Jéssica e Flaviano, alocadores de emendas.

O prefeito fez um balanço de sua administração, falou das inúmeras obras já entregues, e garantiu que antes do término do seu mandato têm mais.


Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário