quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Vereador Roberto Rodrigues cobra uma solução da bancada federal para o caso do Banco Postal dos Correios em Jordão


O fechamento dos Bancos Postais nas agências dos Correios, que atuava na condição de correspondente do Banco do Brasil, afetou diretamente a vida dos habitantes dos municípios isolados , como é o caso de Jordão, cidade no interior do Acre, que só  é possível  chegar por via aérea - uma hora e meia de voo até a capital ( Rio Branco) ou por barco vindo pelo município de Tarauacá partindo da cidade de nome homóloga ao rio, com no mínimo três dias barco a subida-. 

Com o fim do contrato entre os dois órgãos do governo federal, a população de Jordão vive um grande  dilema . A maioria dos funcionários do município são clientes do Banco do Brasil  e o Banco Postal era o único lugar aonde podia fazer saques ou pagar boletos. 

O caso mais graves são os dos aposentados que caso não resolvido  a situação, terão que ir até Tarauacá gastar o mínimo que tem para receber seus proventos. Ou seja, vão sacar e gastar apenas com a despesas da viagem. 

Com o caos instalado, o vereador Roberto Rodrigues ( PCdoB) cobrou da bancada acreana no Congresso Nacional uma solução. " Peço que a nossa bancada encontre uma solução. Os bancos postais foram fechados em todo o país, mas a grande maioria das cidades dispõem de vários bancos, caixa, e nós que vivemos no isolamento como vamos fazer ?", indaga o parlamentar. 

Outra reclamação da população que que ganhou o apoio do vereador, é que a carga dos Correios está vindo pelo rio. " Estamos voltando a cem anos na história. Que é o transporte de carga dos correios pelo rio", lamenta o vereador. Antes as encomendas vinham de Rio Branco por via aérea. 

Jordão dispõe de uma caixa lotérica mas nem todos os boletos é possível ser pago, por exemplo, impostos do IPVA, multas de trânsito. "Os deputados federais e senadores precisam agir. Né possível que oito representantes não encontre uma solução", cobra. 

Por Leandro Matthaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário