sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Onde pesquisar inventário?


O inventário é um processo que será aberto em até 60 dias após a morte de uma pessoa, no qual serão levantados todos os bens, dívidas, direitos e obrigações que essa pessoa deixou aos seus sucessores. Ele é essencial para que a partilha de bens aconteça. 

Caso não seja aberto dentro do prazo, além de pagamento de multa, o cônjuge sobrevivente fica impedido de contrair matrimônio, por exemplo. Portanto, é de extrema importância sua abertura e, ainda mais, que os prazos sejam cumpridos. 

Quem tomará conta do inventário será o inventariante, no entanto, é possível que os outros interessados consultem o processo, indo até a comarca na qual ele está sendo realizado. 

Além disso, é possível consultar o inventário pesquisando por ele na internet, através do site do Tribunal de Justiça (TJ). Cada estado tem um site próprio, portanto, é necessário se certificar em qual estado o inventário está sendo realizado. 

No site, basta que você clique na aba de consulta processual e tenha em mãos pelo menos uma das informações a seguir: 

● O número do processo; 

● O número da OAB do seu advogado; 

● O nome completo das partes ou do advogado. 

Assim, em poucos cliques você terá acesso a todos os autos processuais e saber qual o estado de andamento. 

Tal procedimento não funciona apenas para inventários, mas para qualquer outro processo, como divórcio litigioso, guarda compartilhada e pensão alimentícia.

VLV Comunicação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário