quarta-feira, 15 de maio de 2019

Após cancelar viagem a NY, Bolsonaro embarca para Dallas a fim de receber homenagem

Presidente receberá prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Durante a viagem, Bolsonaro deve se encontrar com ex-presidente George W. Bush.


Por Guilherme Mazui e Roniara Castilhos, G1 e TV Globo — Brasília


O presidente Jair Bolsonaro embarcou no fim da noite desta terça-feira (14) para Dallas (Texas), nos Estados Unidos, onde receberá uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

A viagem a Dallas substitui a que seria feita a Nova York, também nos Estados Unidos, onde o presidente receberia a homenagem de personalidade do ano.

Bolsonaro mudou a viagem após o local escolhido em Nova York desistir de receber o evento e empresas também desistirem de patrocinar a homenagem.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou a pedir a um dos locais escolhidos para sediar o evento que não recebesse o presidente por considerá-lo um "ser humano perigoso". Ao comentar o episódio, Bolsonaro afirmou que Blasio se comporta como um "radical".


Segunda viagem aos Estados Unidos


Esta é a segunda viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos desde a posse, em janeiro. A primeira visita foi em março, a Washington, onde Bolsonaro foi recebido na Casa Branca pelo presidente Donald Trump.

De acordo com o Planalto, integram a comitiva presidencial os deputados Hélio Lopes (PSL-RJ) e Marco Feliciano (Pode-SP), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Acre, Gladson Cameli, e cinco ministros:

Paulo Guedes (Economia);
Ernesto Araújo (Relações Exteriores);
Bento Albuquerque (Minas e Energia);
Santos Cruz (Secretária de Governo);
Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).


Agenda em Dallas

A programação de Bolsonaro em Dallas prevê compromissos na quarta (15) e na quinta-feira (16), com chegada a Brasília na sexta-feira (17).

O vice-presidente Hamilton Mourão assumirá a Presidência até a tarde de quinta, quando viajará para o exterior. Mourão embarcará para uma viagem ao Líbano, à China e à Itália.

De acordo com o Planalto, o principal compromisso de Bolsonaro nesta quarta-feira será uma reunião com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

Filho do também ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), o político governou o país entre 2001 e 2009. A gestão foi marcada pelo atentado às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, e pela ação militar no Afeganistão.


Já a entrega do prêmio de personalidade do ano está prevista para quinta em um almoço oferecido por um conselho local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário