segunda-feira, 11 de junho de 2018

Jordão: Sem convênio com o Estado, laboratório de análises clínicas Biovale deixará o município



A chegada do primeiro laboratório de análises clínicas em Jordão, no final de 2017, foi recebida com entusiasmo pela população, principalmente os trabalhadores de área de saúde que enxergaram  no novo empreendimento a oportunidade de dar um diagnóstico mais preciso sobre as patologias dos pacientes enfermos e solucionar o caso na unidade hospitalar.  Haja vista que qualquer tipo de exames, o mais simples possível, teria que ser encaminhado para tratamento fora de domicilio (TFD), o que leva em média seis meses para conseguir uma vaga.  

Essa boa nova que chegou no Jordão recentemente, está com os dias contados, pois o convênio com a secretaria de saúde  municipal, e a demanda particular não mantém sequer as despesas do Biovale. Segundo os proprietários, o custo médio sem contar o ganho dos biomédicos gira em torno de sete mil reais. O que torna inviável sem uma parceria com o governo do Estado. 

Em outras cidades, aonde o governo não oferece o serviço de análises clínicas nos hospitais, é feito uma parceria com os laboratórios locais, não tem sido o caso de  Jordão. Talvez seja o momento da própria população, a grande beneficiada, junto com as autoridades locais intervir perante à Sesacre. Dessa forma, evitando prejuízos a clientela do SUS que já vive desassistida. 

" Não tem como descrever o quanto o Laboratório tem contribuído pra saúde da população jordanese, diversos casos já foram solucionados no hospital da família com ajuda do apoio ao diagnóstico prestado pelo Biovale, o que vem evitando que paciente sejam transferidos pra tratamento fora do domicílio (TFD), assim amenizando o sofrimento das pessoas de baixa renda que teriam que se transferidos para realizar o acompanhamento na capital Rio Branco", comentou um trabalhador do Hospital da Família ouvido pelo Blog.

Por Leandro Matthaus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário