sexta-feira, 13 de abril de 2018

Roraima anuncia ação no STF para pedir para fechar fronteira com a Venezuela

Governadora disse que o estado não está conseguindo lidar com a quantidade de imigrantes. Até 15h desta sexta (13), a assessoria de imprensa do tribunal não havia confirmado o recebimento da ação.

G1 

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), disse em Brasília nesta sexta-feira (13) que o governo do estado entrou com uma ação no Supremo Tribunal Fedeal (STF) pedindo para a União fechar temporariamente a fronteira com a Venezuela. A governadora alegou que Roraima não está conseguindo lidar com a quantidade de imigrantes venezuelanos que chega ao estado.


Até 15h desta sexta, a assessoria de imprensa do tribunal não confirmava o recebimento da ação.


Suely Campos afirmou que não concorda com a atual política da União com relação à entrada de venezuelanos. Ela disse que, por dia, chegam ao estado de 500 a 700 imigrantes da Venezuela. O país vizinho passa por uma severa crise política, econômica e social. O Brasil tem sido um dos principais destinos de quem deixa a Venezuela em busca de melhores condições de vida.


Além do fechamento temporário da fronteira, ela disse que o estado de Roraima também pediu no STF mais verbas da União para lidar com os imigrantes.


"O estado de Roraima protocolou uma ação civil originária no STF contra a União 'na sua obrigação de fazer', porque a União precisa efetivamente controlar a fronteira no estado de Roraima. Da forma como está sendo feito, nós não concordamos, porque continuamos tendo um grande impacto no fluxo imigratório venezuelano. Com essa facilitação na fronteira feita pela União, está cada dia mais entrando venezuelano. Entram, por dia, de 500 a 700 venezuelanos no estado de Roraima”, disse a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário