quarta-feira, 21 de março de 2018

Deputado Jenilson pede presença da Funai em Jordão


O deputado Jenilson Leite (PC do B) disse na sessão desta quarta-feira (21) que as lideranças indígenas de Jordão estão sofrendo com a ausência de um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo o parlamentar, a não atuação do órgão tornam as dificuldades que os índios enfrentam no campo social ainda maiores.



“Sem o auxílio da Fanai os índios perdem a capacidade de se articular com as instituições por exemplo. Hoje, eles enfrentam problemas na Saúde Indígena e com as questões da previdência. Para se ter uma ideia, hoje quando os índios precisam fazer suas transações previdenciárias eles têm que deslocar de barco até Tarauacá. Só nesse processo eles já gastam metade do recurso na viagem”, enfatizou.

Na tentativa de resolver o problema, o parlamentar disse que fará uma visita à Funai e realizará uma audiência pública para tratar do assunto. “Eles precisam de uma política indígena mais representativa. Isso é necessário. A ausência da Funai atrasa a resolução de muitas questões importantes para índios”, complementou.

O parlamentar também comemorou a construção de escolas indígenas nos municípios de Feijó, Tarauacá e Jordão. “Estive na Secretaria de Educação e me informaram que o governo está construindo essas escolas. Uma ação importante que demonstra o comprometimento do governo do Estado com as comunidades indígenas”, frisou.

Mircléia Magalhães/ Agência Aleac/  foto Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário