terça-feira, 26 de setembro de 2017

A LEI QUE CRIOU O FESTIVAL DO ABACAXI E A PERSEGUIÇÃO DAS IDEIAS

Por Chagas Batista


Em 1998, apresentei na Câmara, o projeto que criou o festival do ABACAXI. O projeto foi sancionado pelo prefeito Jasone.



Depois da realização com sucesso da primeira edição, o vereador de Feijó Gerson Meirelles, inspirado na nossa ideia, apresentou na Câmara do seu município, um projeto criando o festival do AÇAÍ.

Em seguida, Sena Madureira, também instituiu o festival do MANDIM, Manoel urbano, o festival da Melancia e outros municípios instituíram seus seus festivais, vinculados as suas tradições culturais.

Por razões políticas, o festival do ABACAXI chegou apenas na terceira edição, em seguida foi jogada no esquecimento. Quando assumimos a prefeitura, junto com o prefeito Rodrigo Damasceno, sugeri a instituição de uma festa que incorporasse os aspectos mais amplos das nossas tradições culturais.: a EXPOTARAUACÁ.


A EXPOTARAUACÁ não anulava outras atividades e feiras culturais, tais como: feira da banana, feira do peixe e o próprio festival do ABACAXI , contudo, abraçava todas num evento maior, representando e incentivando as nossas atividades econômicas produtivas e culturais. A EXPOTARAUACÁ só chegou a segunda edição. Nos preparativos para a terceira, foi proibida a sua realização pela justiça, que atendeu um pedido da então candidata, hoje, prefeita Marilete.


Agora, atual administração, a exemplo do que foi feito no passado com o festival do ABACAXI, colocou a EXPOTARAUACÁ na "prisão" e optou pela realização do festival do ABACAXI. Situação que deixa claro, que essa opção representa um certo rancor ao sucesso da EXPOTARAUACÁ, que nasceu no governo antecessor. Essas mentalidade de perseguir a ideia porque originou no governo do adversário é um "crime" contra a administração pública e o processo civilizatório.


Nenhum governo civilizado, pode abrir mão da continuidade as coisas boas. Digo isso porque vejo um claro desprezo as ações iniciada no governo passado. Exemplo: O plano de planejamento urbano, expressos na reforma do plano diretor e nos planos de mobilidade urbana, gestão integrada e resíduo sólido. A paralização desse trabalho, além de causar prejuízos à população, acelera o desordenamento urbano e agrava qualidade de vida da cidade.

Bom, de qualquer modo, desejo a administração municipal sucesso na realização do festival do ABACAXI. Afinal a ideia nasceu de um projeto de minha autoria.

Presidente municipal do PCdoB e ex-vice-prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário