segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mais de 7 mil famílias são atingidas diretamente pela enchente em Cruzeiro do Sul

Juruá online
Vanisia Nery 


O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), atingiu na manhã desta segunda feira (30) a marca de 14, 05 metros. Essa medição já se configura como sendo a segunda maior enchente nos últimos anos. Perdendo apenas para a ocorrida no ano de 1995, quando o nível do rio chegou a 14,18 centímetros, deixando centenas de desabrigados. Até o momento já são mais de 175 famílias retiradas de suas casas, totalizando 765 pessoas, além das mais de 7 mil pessoas atingidas diretamente pela enchente dos rios Juruá e Môa.

Os bairros atingidos são Miritizal, Lagoa, Várzea, Cruzeirinho, Boca do Môa, Olivença, Nari do Moa entre outros. As estradas de acesso ao Bairro da Várzea, Vila Santa Rosa, Mâncio Lima e de alguns ramais foram tomadas pela água e requer cuidado dos condutores de veículos.

Uma base para oferecer as orientações e prestar os primeiros atendimentos aos desabrigados foi montada no porto do município no centro da cidade. De lá, as famílias estão sendo levadas para o abrigo social, construído no Ginásio Alailton Negreiros e Santa Casa de Misericórdia, cedida pela Maçonaria devido a cota de alugueis sociais já ter sido atingida.

“Esse alagou de repente, fomos dormir e acordamos já em baixo da água. É muito difícil ter que ficar carregando as coisas para lá e para cá. Eu perdi meus documentos e agora vou ter que tirar novamente”, falou a moradora Marcia Rodrigues.

Para os desabrigados, que necessitam deixar suas casas por estarem alagadas, o apoio das autoridades, através da defesa civil tem sido fundamental.

Ainda na noite deste domingo, uma reunião de emergência foi realizada na sede do Corpo de bombeiros envolvendo Defesa Civil, Governo do Estado, Prefeitura, Exército, Marinha do Brasil entre outros, com o objetivo de definir estratégias de apoio aos desabrigados.

O comandante do corpo de bombeiros Tenente Coronel Araújo enfatizou a necessidade da união das instituições parceiras.

Uma equipe do governo do estado foi deslocada para Cruzeiro do Sul para apoiar as famílias atingidas pela enchente.

“Estamos colocando a estrutura da parte física do estado, o Alaiton Negreiros, que já está sendo ocupado, o Depasa para oferecer água, o Imac para ajudar a deixar aquele local preparado para receber essas pessoas”, disse o articulador do governo do estado na região Itamar de Sá.

Entre as secretarias municipais envolvidas estão a Assistência Social, Secretaria de Saúde e de Obras, sendo mais de 120 pessoas, além do Corpo de Bombeiros com 15 militares e o Exército, que liberou homens e veículos para prestar apoio a prefeitura na remoção das famílias.

O Senador Gladson Cameli e a deputada federal Jéssica Sales estarão nesta terça feira em Brasília reunidos com o Ministro da Integração Nacional, através da Secretaria da Defesa Civil Nacional para garantir apoio para despesas emergenciais.

O prefeito Ilderlei Cordeiro decretou estado de emergência devido a situação.

“É a segunda maior cheia, e sendo atingida em janeiro, algo inédito, pois normalmente acontece nos meses de fevereiro e março. Com isso o Ministro da Integração Social já estamos decretando estado de emergência”, relatou.

Com informações de Alexandre Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário