quinta-feira, 26 de maio de 2016

TARAUACÁ - ESPECIAL: O DIA EM QUE OS TARAUACAENSES CARAS-PINTADAS FORAM PARAS AS RUAS NA LUTA POR EDUCAÇÃO SUPERIOR

Tudo começou numa sexta feira, primeiro de junho do ano de 2012, no Clube da Maçonaria em Tarauacá quando reunimos a população, autoridades locais e uma caravana do Ensino Superior e Técnico do Estado do Acre, representantes da Universidade Federal do Acre - UFAC, Governo do Acre, Instituto Federal do Acre - IFAC, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, parlamentares federais e estaduais, que aqui se juntarão aos poderes municipais e ao Movimento Popular pelo Ensino Superior e Técnico em Tarauacá.


Movimento pelo nível superior em Tarauacá

Foi o dia em que os tarauacaenses caras - pintadas foram ás ruas em defesa do ensino superior no município. O movimento histórico, foi a maior manifestação popular dos últimos tempos em nossa cidade, através da união de todos os segmentos sociais, em defesa da bandeira da educação superior e técnica em nossa cidade. 


Escolas se mobilizaram

O movimento que estava sendo preparado há cerca de 3 meses, ganhou adesão das autoridades, personalidades, instituições públicas, privadas e da sociedade que se conscientizou e se organizou em caravanas dos bairros e das escolas e foi para a manifestação.


Prefeita Marilete Vitorino falando aos presentes 

À frente da organização do movimento, está o Sinteac - Sindicato dos Trabalhadores em Educação e à Rádio Comunitária Nova Era FM, com apoio das escolas públicas, grupos de juventude, movimento sindical e comunitário, prefeitura, câmara de vereadores e todos os outros poderes e instituições públicas.


Campus do IFAC

INAUGURAÇÃO DO IFAC - Nesta sexta feira, 27 de maio de 2014, 4 anos depois, será inaugurado o Campus do Instituto Federal do Acre. Uma unidade com mais de 3.700 metros quadrados irá possibilitar a expansão da oferta de cursos técnicos e superiores para atender a regional. A sede própria do Campus Tarauacá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC será inaugurada nesta sexta-feira, dia 27 de maio, às 10 horas da manhã. Localizado as margens da BR – 364 a 1.800 metros da região central do município no sentido para Cruzeiro do Sul, a nova unidade de ensino irá possibilitar a ampliação de 200 para 1.300 vagas de cursos técnicos e superiores para atender a regional de Tarauacá-Envira.


Infraestrutura - O Campus Tarauacá possui 3.779,52 m² de área construída com 10 salas de aulas, um auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca com acessibilidade, dois laboratórios de informática, laboratórios de línguas, biologia, química, matemática e física, além de salas administrativas como de professores, registro escolar, coordenações, direção, data center, depósitos e outras. Conforme a diretora de Obras e Infraestrutura do IFAC, Profa. Janara Alexandre da Silva Vasconcelos, parte da área externa como estacionamento, guarita e calçadas está sendo conclusa após o período chuvoso na região. Este é o primeiro campus construído pela gestão do Instituto Federal do Acre. Os campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira foram construídos pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM em contratos firmados antes de 2009, quando ainda não havia sido nomeado nenhum reitor pro tempore para o IFAC. Já o prédio do Campus Xapuri foi doado numa parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, sendo posteriormente reformado pelo IFAC para adequação da oferta de cursos técnicos e superiores. 


O terreno do Campus Tarauacá tem 77 hectares e foi doado pelo Governo do Estado do Acre. A obra foi licitada em 2013 e iniciou em 2014, com algumas pausas por causa das chuvas e da trafegabilidade para que os materiais chegassem ao local. O investimento do Governo Federal na construção foi de R$ 10.382.793,32. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário