sábado, 28 de maio de 2016

Jordão: Lucimar Melo primeira presidente da Câmara de vereadores da cidade concede entrevista ao blog

Exibindo IMG_20160527_115558016.jpg

Ao longo destes 24 anos do poder legislativo de Jordão muitos foram os cidadãos que tiveram o privilégio de assumir um assento no parlamento mirim. Mas ter tido o privilégio de está na primeira legislatura que iniciou em 1993 foram apenas nove, entre os nove estava Lucimar Figueiredo de Melo. 

O redator do Blog Tarauacá Agora, Leandro Matthaus, traz aos leitores um pouco da história da ex-vereadora e do inicio do parlamento jordanense. Lucimar Melo é de família tradicional da cidade (Batista Figueiredo) e casada com Hilário de Holanda Melo, primeiro prefeito do município. 

No ano de 1992, Jordão ganhou o status de município, antes chamado Vila Jordão. No mesmo ano teve eleição para eleger o primeiro prefeito e os nove vereadores. Lucimar Melo foi eleita com sessenta e um votos, sendo a mais bem votada e a única mulher eleita. 

Lucimar também foi eleita a primeira presidente da Câmara para o biênio de 1993/1994. Na sua gestão foi criado o regimento interno e as Leis orgânicas do município. Ela conta que nunca tinha assistido a uma sessão legislativa, sequer tinha ideia como fazer o regimento interno. “Eu nunca tinha assistindo uma sessão legislativa e nem tinha ideia como fazer o regimento interno”, conta Lucimar. 

Ela relata que teve uma reunião no Fórum de Justiça de Tarauacá com o Adson Leite, na época presidente da Câmara de vereadores do município, para ter uma noção de como funcionava os trabalhos. “Fomos a Tarauacá para uma reunião com o Adson Leite, a reunião foi realizada no Fórum de Justiça, para termos noção como funcionava a condução dos trabalhos. Nessa reunião ele cedeu a Osvanir Maia, assessora da Câmara, ela foi quem nos auxiliou na criação do regimento interno”. Relata Lucimar. 

Na gestão da presidente foi realizada a pintura do prédio da Câmara, compra de: cadeiras, mesas e maquinas de datilografar. 

Lucimar também assumiu o executivo por três vezes. “O Melo e seu Sebastião [Aragão], vice-prefeito, por três vezes viajaram na mesma data e eu assumi a Prefeitura, numa dessas vezes eu assinei a ordem de construção da primeira Creche”. 

A ex-vereadora disse que durante os quatro anos que esteve na Câmara descobriu sua verdadeira vocação: a Educação. “antes de ser vereadora, eu dava para os alunos da primeira série, alfabetizando, quando um aluno aprendia a lê eu ficava tão alegre, sentia falta da sala de aula durante o exercício do mandato”. 

A educadora e ex-vereadora fala da emoção de ter alfabetizado o atual prefeito de Jordão, Élson Farias, o procurador e ex-secretário de Saúde do Acre, Armando Melo ( seu filho) e o médico Manoel Araújo. “Me sinto gratificada em vê pessoas que eu alfabetizei, hoje formadas em médico, em advogado, até o prefeito Élson foi eu que alfabetizei. A educação é muito gratificante!”, afirma. 

Lucimar também assumiu a secretaria de Assistência Social no segundo mandato do ex-prefeito Hilário Melo, seu esposo, de 2005 a 2008. Atualmente ela exerce o cargo de coordenadora do Núcleo de Educação do Estado. Na função de coordenadora, ela conseguiu levar o ensino médio para a zona rural do município, através do programa Asas da Florestania. Segundo Lucimar, três turmas já concluíram o ensino médio na zona rural, e têm mais 16 turmas que irão concluir até meados de 2017.

Dos nove vereadores eleitos em 1992, quatro era do PFL (atual DEM) e cinco do PDS. O único que continua no parlamento é Francisco Guimarães “Chicão”. 

Por Leandro Matthaus / Leandro23333@gmail.com

Blog Tarauacá Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário