terça-feira, 31 de maio de 2016

O vice do vice é o novo líder de Temer no Senado.

Temer escolhe tucano Aloysio Nunes para liderança do governo no Senado

Senador do PSDB foi ao Palácio do Planalto para receber convite oficial.
Aécio Neves foi consultado sobre indicação para liderança do governo.


Filipe MatosoDo G1, em Brasília

Aloysio Nunes recebeu convite oficial de Temer para a liderança do governo no Senado na tarde desta terça-feira (Foto: Reprodução/TV Senado)

O presidente em exercício, Michel Temer, definiu nesta terça-feira (31) o tucano Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para o posto de líder do governo no Senado. Segundo assessores do Palácio do Planalto, antes de convidar o senador do PSDB para a vaga de liderança, Temer consultou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).



Ainda de acordo com a assessoria do presidente em exercício, Aécio avalizou a indicação do colega de partido para a lidença do governo no Senado. Na eleição presidencial de 2014, Aloysio Nunes concorreu a vice-presidente na chapa encabeçada por Aécio Neves.

Confirmada a "bênção" da cúpula tucana, Aloysio foi ao Palácio do Planalto, no início da tarde desta terça, para ouvir de Temer o convite oficial para a vaga.

Além da liderança do governo no Senado, o PSDB passou a comandar, na gestão Temer, três ministérios: Relações Exteriores, com o senador licenciado José Serra (SP); Cidades, com o deputado licenciado Bruno de Araújo (PE); e Justiça e Cidadania, com Alexandre de Moraes, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo.

Há cerca de duas semanas, Michel Temer indicou, sob forte pressão de parlamentares do chamado "Centrão", o deputado André Moura (PSC-SE), integrante da "tropa de choque" de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para a liderança do governo na Câmara.

Cabe aos líderes do governo na Câmara e no Senado fazer a interlocução entre o Planalto e o parlamentares. Os líderes também são responsáveis pela articulação, dentro do Legislativo, com a base aliada.


Mulheres
A escolha de Aloysio para a liderança do governo no Senado frustra as expectativas de que Temer indicaria uma senadora para a função.

Segundo a GloboNews, o presidente em exercício estudava o nome de uma mulher para a liderança no Senado como resposta às críticas de que não havia mulheres no alto escalão do governo.

As senadoras Simone Tebet (PMDB-MS) e Ana Amélia (PP-RS) chegaram a ser cotadas para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário