sábado, 9 de abril de 2016

COLEGIADO TERRITORIA DE IDENTIDADE RURAL DA REGIONAL DE TARAUACÁ - ENVIRA E O NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - NEDT, ELABORAM E APROVAM JUNTO AO COLEGIADO A PROPOSTA DA CHAMADA PÚBLICA DO PROINF 2016 – PARA GRUPOS PRODUTIVOS DE MULHERES.

No dia seis de abril de 2016 o Colegiado Territorial de Identidade Rural da Regional de Tarauacá – Envira, representado por órgãos públicos e sociedade civil com os assessores do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDT, reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEME para elaborar e aprovar a proposta da chamada pública do edital do PROINF – 2016 para Grupos Produtivos de Mulheres. 

O objetivo da plenária foi buscar o Fortalecimento da Agricultura Familiar através da produção de hortaliças por grupo de mulheres no Território com a aquisição de dois microtratores, lonas plásticas para horticultura, sais para confecção de controle alternativo de pragas e doenças, óleos orgânicos para o controle de pragas, caixas para transporte da produção hortícola e sementes para o incentivo a produção de hortaliças no município de Tarauacá. Serão beneficiadas diretamente cerca de 30 famílias produtoras rurais assentadas no Polo Agroflorestal, Projeto de Assentamento de Tarauacá e entorno. 

Para os equipamentos e insumos entrarem em operação, será necessário um planejamento participativo das atividades de produção e comercialização da produção envolvendo as associações e comunidade que atuam no município de Tarauacá, e consultas ao colegiado territorial. Além disso, com a assistência técnica haverá monitoramento e avaliação da produção agrícola envolvendo as instituições de ATER que já atuam no município com consequência introdução e tecnologia focadas na agroecologia para melhoria das práticas de produção e comercialização na atividade da agricultura familiar. Este projeto resultará no aumento da produção de hortaliças que serão comercializados, também para os programas PAA e PNAE do Governo Federal. Também será um motivador para a organização e fortalecimento da economia solidaria no município do território e Identidade Rural Tarauacá/Envira e contribuirá com a redução de perdas e baixa oferta da produção. Visando a elevação na produção local juntamente através da diversificação contribuirá com o aumento da renda familiar no campo, bem como, melhores condições de trabalho e menor desgaste físico das agricultoras. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário