domingo, 17 de janeiro de 2016

Acreana é a primeira mulher a assumir Secretaria de Produtos de Defesa

Perpétua assumiu a Secretaria de Produtos de Defesa (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre).

A ex-deputada federal Perpétua Almeida esteve no Bom Dia Amazônia desta sexta-feira (15) e falou sobre o novo cargo que assume agora na Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa. A nomeação da primeira mulher a assumir a pasta saiu no Diário Oficial da União do último dia 7. Sobre o novo desafio, ela fala de projetos e de como vê a nova fase dentro da secretaria.
"Para mim é uma experiência maravilhosa, inclusive porque é um ambiente onde há muita participação de homens. Mas, também não é muito diferente de quando eu assumi a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa nacional da Câmara de Deputados, porque era uma comissão que existia há 76 anos e somente três mulheres foram presidentes durante esse tempo", destacou.
Pérpetua explica que a secretaria tem como objetivo fazer a relação entre as forças armadas do Brasil com indústria de defesa, além de acompanhar programas desenvolvidos para a Segurança e Integração. Especificamente para a Amazônia, ela destaca três projetos:
Amazônia Conectada
Pretende instalar cabos de fibra ótica no fundo dos rios da Amazônia para levar internet de alta velocidade a cidades ribeirinhas no meio da floresta mais densa do mundo.
"Começou a primeira fase, vai chegar em cidades pequenas do Acre, mas é um programa que pede de dois a três anos para ser implatado", explica.
Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron)
O objetivo do Sisfron é o combate aos crimes na região, como tráfico de drogas, tráfico de armas, roubo de veículos e contrabando. O projeto começou em 2011 e a expectativa do Exército Brasileiro é que, em um prazo de dez anos, o sistema esteja implantado e esteja em funcionamento nos 16,8 mil quilômetros de faixa de fronteira em 11 estados do país.

Esse programa trabalha diretamente com mais de 20 empresas brasileiras, que fornecem os sistemas, equipamentos, desde radar até o sistema de telefonia, mais carros. Vai monitorar as fronteiras para diminuir a entrada de drogas e armas e fazer parceria com países e estados vizinhos. O tráfico é uma das nossas grandes preocupações, pois muitas famílias perdem os filhos para as drogas", ressalta Perpétua.

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC)
Um projeto que pretende tingir 90% das casas até 2018 com internet banda larga via fibra ótica com baixo custo de acesso para os usuários está mantida. A secretária garante ainda que até o fim do ano o satélite deve estar em órbita no Brasil.

"Esse é primeiro satélite que o Brasil vai pôr em órbita, que vai reforçar a internet no Brasil ", destaca.

Histórico
Perpétua está no Ministério da Defesa desde o ano passado, quando assumiu a função de assessora especial do gabinete do ministro. Em 2002, a acreana se elegeu para a Câmara dos Deputados, sendo reeleita em dois pleitos seguidos: 2006 e 2010. Perpétua também exerceu o mandato de vereadora em Rio Branco, para o qual foi eleita em 2000.
Colaborou Thiago Rogeh, da Rede Amazônica Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário