quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quando os governantes irão dar atenção aos estudantes do interior que estudam na capital ?

Conseguir uma vaga na Universidade Federal do Acre ou na Uninorte por meio de uma bolsa do Prouni é uma batalha árdua para todo estudante, imagine para o estudante do interior do Estado, que leva uma verdadeira desvantagem em relação aos demais alunos da capital ou de outras cidades mais avançadas economicamente, onde a qualidade do ensino é bem melhor : professores formados em quase todos áreas da educação, laboratório de informática, biblioteca, algo raro no interior. 

Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentada no interior, vários estudantes de Jordão ( umas das cidades mais isolada do Acre) e Tarauacá têm conseguido êxitos nas disputas por uma vaga nos cursos superiores. Contudo, o dilema destes estudantes continuam: Primeiro, precisa ir morar em Rio Branco ou Cruzeiro do Sul, cidades que têm os campus da UFAC. Segundo, precisa ter dinheiro para si manter. Terceiro, precisa de uma casa para morar. Esses três problemas faz com quê muitos estudantes desistam de ir estudar nessas cidades. Perdendo a oportunidade de vencer na vida.




O Blog Tarauacá Agora ouviu relatos de alguns estudantes sobre os principais problemas enfrentados para conseguir se formar longe da família, dos quais, exponho dois na matéria. 


Kézio Araújo, 24, de Jordão , cursa comunicação social na UFAC, está no primeiro período. Segundo o acadêmico, a distância da família e a falta de recursos são os percalços enfrentados para vencer na vida. "Então, para mim, a maior dificuldade é a distância da família, dos amigos da minha terra! Daqui, consigo compreender o porquê de muitos não virem e de outros desistirem. É extremamente difícil se aventurar em terras estranhas, embora, seja o mesmo País, o mesmo Estado, mas, aqui preservam costumes diferentes.

Aqui você não pode se dar ao luxo de empregar sua confiança a ninguém. Aqui ninguém se ajuda. É na lei da selva: Cada um por si. Além da falta de recursos". Pontou Kézio.


Fabiana Martins, 22, de Tarauacá, cursa enfermagem na Uninorte ( bolsista do Prouni), está no quarto período. A estudante conta ao Blog suas dificuldades e diz o que governo pode fazer para auxiliar os estudantes do interior. " Ficar longe da família, não ter casa para morar e nem dinheiro para pagar aluguel e pagar o ônibus é o grande problema". Conta a estudante. 

"Se eu fosse "Governante" ou tivesse alguma influência , daria a seguinte dica : Abrir vagas de estágio PRINCIPALMENTE para esses jovens que saem dos municípios do interior para estudar. A criação de um ponto de apoio é muito importante ". Aponta a solução Fabiana.

Essa matéria tem por objetivo chamar atenção dos nossos governantes e das entidades estudantis e juvenis para essa causa: Apoio aos alunos do interior que estudam na capital. É hora de lutar por uma casa do estudante do interior na capital, apoio para estes estudantes como estágios. Deputados podem mandar emendas destinadas a construção dessa república, prefeituras e o governo do Estado darem a contrapartida. Mas é preciso que alguém levante esta bandeira nas ruas, na Aleac, nas escolas. Vamos fazer isso? 

Ações simples pode ajudar bastante no desempenho da Educação do Acre. 

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário