sábado, 5 de setembro de 2015

Prefeitura entrega casas na comunidade indígena do Caucho. "Moradias são construídas com recursos do PNHR".


Ao todo serão entregues 109 casas. Nesta primeira etapa foram 14 unidades habitacionais 


Os povos indígenas da Terra Indígena do Caucho pararam para um momento especial. Na manhã da última sexta-feira, 04, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista fizeram a entrega das primeiras 14 unidades habitacionais, de um total de 109 que serão a nova moradia das famílias indígenas do Caucho. As habitações foram construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural do governo federal (PNHR) em parceria, com a Prefeitura de Tarauacá e a Caixa Econômica, num investimento de R$ 3,5 milhões.



“Isso é um sonho que está sendo realizado. É uma vitória que nós conseguimos. Vamos cuidar destas casas como quem cuida de um filho, e temos certeza de que aqui vamos ser ainda mais feliz”, comemoraram os indígenas.


O prefeito Rodrigo Damasceno, comemorou o resultado do projeto criado a partir do programa Minha Casa, Minha Vida e agradeceu o apoio do Governador Tião Viana e da presidenta Dilma Rousseff. “Após meses de trabalho intenso estamos aqui, concluindo a realização desse sonho. Um sonho dos povos indígenas de uma habitação digna, confortável e que ainda respeita sua cultura. “Esse é um momento de encontro pela qualidade de vida ”, reforça o prefeito.


A solenidade foi acompanhada pelos futuros moradores, o vereador Nasso Kaxinawá, assessores de governo e lideranças indígenas.

“Nós colocamos a identidade e a cultura indígena nessas casas, preservando seus valores. Estamos fazendo um esforço muito grande, mas queremos resultados também. Temos novos desafios, principalmente na produção e segurança alimentar, mas estamos de mãos dadas”,disse o vice-prefeito Chagas Batista.


Para o vereador Nasso Kaxinawá, o momento é de fortalecimento e união.“Estamos tendo muitos investimentos nessa gestão do prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do Governador Tião Viana e da presidenta Dilma Rousseff, porque antes de 2013, ninguém parecia olhar pros índios”, conta o vereador.


Para o cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá, não há palavras para explicar o sentimento de agradecimento: “Eu tenho toda a gratidão a todos que conseguiram isso pra nós. Nunca pensei que iríamos realizar esse sonho. Agora vamos zelar e cuidar de nossas casas. Somos índios, queremos uma vida melhor. Por séculos nunca olharam pra gente. Mas isso agora tem mudado”.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário