sábado, 19 de setembro de 2015

“Ao banheiro” ou “No banheiro”?


“Ao banheiro” ou “No banheiro".







Algumas expressões são tão comuns no dia a dia que falamos ou escrevemos e nem percebemos que estão erradas. Por exemplo, quando estamos apertados e dizemos que vamos “no banheiro”, cometemos um erro de gramatica. Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria. Tanto “ao” como “no” são preposições combinadas com artigos, e você entenderá melhor por que um é o correto e o outro não.
Por que “ao” é o certo?

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino. Veja alguns outros exemplo de quando se usar a preposição “a”.
Vamos ao cinema?
Ela vai à cozinha.
Quero ir a um lugar.


Por que não usar “no”?

Essa palavra é a combinação da preposição “em” com o artigo “o”. Quando usamos “em” normalmente queremos passar um significado de pertencimento, inserção, de que estamos dentro. Quando você está. está EM algum lugar, esse é o local onde você está inserido no momento, por conta disso você não pode ir NO banheiro, pois “no” banheiro significa que você já está lá. Veja alguns exemplos de quando você pode usar “em”.
Estou na sala.
Ficaram no quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário