sábado, 4 de julho de 2015

Tarauacá: Criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de Reunião Permanente durante audiência pública realizada pela ALEAC. “O requerimento é de autoria do deputado Dr. Jenilson Leite”.



Foi realizado na noite de sexta-feira, 03/06, pela Assembleia Legislativa do Acre- ALEAC, através da Comissão de Segurança Pública e Combate a Violência e narcotráfico, em Tarauacá, uma  Audiência Pública tendo  como tema “ A crescente onda de violência em Tarauacá”. O evento ocorreu no plenário da Câmara de vereadores.


A audiência foi requerida pelo presidente da CCJ da ALEAC,  Dr. Jenilson Leite (PCdoB). O deputado vem ganhando notoriedade por ações que caminham de encontro com as reivindicações da sociedade. O grande destaque da audiência foi à criação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Reunião Permanente.  O Conselho é composto por integrante do judiciário, câmara, prefeitura, das policias militar e civil, e sociedade civil organizada.


O plenário da Câmara ficou lotado. Tanto as autoridades locais, quanto a sociedade civil organizada compareceram para juntos encontrarem uma solução  para o enfrentamento da violência na cidade.

O evento contou com a presença de cinco deputados estaduais, sendo eles: Dr. Jenilson Leite (PCdoB), autor do requerimento, Josa da Farmácia (PTN), presidente da comissão realizadora da audiência, Lourival Marques (PT), Jesus Sérgio (PDT) e Nelson Sales (PV). O prefeito, Rodrigo Damasceno (PT), o vice-prefeito, Chagas Batista (PCdoB). Os vereadores: Manoel Monteiro, Janaina Furtado, Cacique Narço, Marlindo Pinheiro, Sidenir das Chagas, Mirabor Leite, Valdor do Ó. A policia militar foi representada pelo Ten. Cel. Juvenal, o judiciário pela juíza Dra. Celecina, titular da vara criminal da comarca do município, a policia civil pelo delegado José Obetânio. O delegado por seu trabalho honroso durante o período que tirou férias de um colega aqui em Tarauacá foi feito um  pedido ao governador que lhe deixasse permanecer no comando da Delegacia geral de Tarauacá. Sendo aclamado pelas autoridades na audiência como a bandeira de luta do combate a violência na terra do abacaxi.


Na abertura do evento foi mostrado para o público um slide contando a historia de Tarauacá e, também, falando do crescimento do índice da violência através de manchete dos principais blogs da cidade e sites  de noticias do Acre. Além de depoimento de membros da sociedade tarauacaenses.

O que disseram as autoridades presentes
O autor do requerimento Dr. Jenilson Leite  foi o primeiro a discursar. Após saudar a mesa e agradecer o secretário de segurança pública, Emylson Farias, pelo empenho em trazer o delegado Obetânio novamente para o município, o parlamentar disse que a segurança pública é um dever do Estado oferecer a sociedade, mas sua eficácia depende do empenho de todos, desde as instituições pública a sociedade civil organizada e a comunidade de forma em geral. Leite destacou também que os seis anos que o estádio Naborzão passou fechado contribuiu para a crescente onda de violência na cidade, principalmente, porque os crimes na sua grande maioria são cometidos por jovens. “ Uma das formas de combater a violência é gerando oportunidade  de emprego para juventude”, concluiu o deputado.


“É preciso o envolvimento da sociedade para pôr fim a violência no município”, destaca Jesus Sérgio.
O prefeito do município, Dr. Rodrigo Damasceno, destacou que a crescente de onda de violência é gerada pela desigualdade social. Ainda em seu discurso, falou  da  necessidade  de cada pessoa fazer um gesto como cidadão e entender que o problemas é de todos.

“Não podemos ser feliz, enquanto a violência interferir na sociedade. Educação e Valores Familiares é a melhor forma de enfrentamento da criminalidade”, disse Nelson Salles.
“Não podemos cruzar os braços para a violência, porque é um problema de todos. E a droga é o principal fator do crime seja aqui, ou, em qualquer outro lugar do país”, disse o deputado petista Lourival Marques.


O vice-prefeito Chagas Batista destacou que as pessoas mais afetadas com a criminalidade são as mulheres. Sejam as que ficam viúvas, ou, as que os maridos cometeram crimes, além das mães. Batista disse também que para se combater a violência é preciso que os atores (Estado e sociedades ) estejam unidos.
“Este momento é a hora de darmos as mãos e unir forças para lutar por uma Tarauacá melhor”, disse o vereador Manoel Monteiro (PCdoB).


A juíza da comarca  de Tarauacá da vara criminal Dra. Celecina fez um balanço dos números da justiça acreana, além de fazer algumas  reivindicações.
A magistrada solicitou um centro do CAPS na cidade, mencionou ainda a ausência da policia federal responsável pelo combate ao narcotráfico. Ações que iria contribuir para diminuir o índice da criminalidade. Pôr fim, disse que a falta de um defensor público gera atraso nos julgamentos e impede o direito a ampla defesa dos réus.



Por Leandro Matthaus
Foto: Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário