quinta-feira, 30 de julho de 2015

Polícia prende indígena com 150 pacotes de folha de coca em Feijó

Jovem disse que folhas seriam usadas durante ritual indígena em aldeia. Funai diz ter conhecimento do caso, mas aguarda outras informações.
29/07/2015 11h53 - Atualizado em 29/07/2015 11h53

Por Quésia Melo
Do G1 AC

Polícia apreendeu indígena com 150 pacotes de folhas de coca (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Feijó)

Após uma denúncia anônima, a Polícia Civil apreendeu 150 pacotes com folhas de coca, totalizando 11,5 kg, na BR-364 em Feijó, município distante 366 km de Rio Branco. O caso ocorreu na segunda-feira (27) e, de acordo com o delegado Samuel Mendes, o suspeito de apenas 19 anos estava em um táxi que seguiria para Tarauacá. O o material apreendido estava no bagageiro do veículo. Ao ser abordado, o jovem alegou que era indígena e que não iria comercializar as folhas, mas que seriam mascadas durante rituais indígenas na aldeia Yawanawá.

"O suspeito não tinha nenhuma passagem pela polícia. Havia uma investigação em andamento, mas foi a denúncia que confirmou algumas informações. Montamos uma barreira na BR-364 e abordamos o táxi. As folhas não estavam escondidas dentro de nada, apenas no bagageiro do veículo em dois sacos. Segundo ele, isso seria para uso próprio na aldeia", explicou.

Ainda segundo o delegado, as folhas de coca teriam sido compradas na Bolívia e o suspeito seguiu com o material no bagageiro até ser autuado na barreira policial. Além disso, nos pacotes também haviam frascos de um pó branco aparentando ser cocaína, mas ainda não foi identificado.

"Já havia visto outras apreensões de folha de coca, mas nessa quantidade é a primeira vez. Em outros municípios também já houveram apreensões como essas, mas sempre em quantidade menores", destacou.

O indígena foi preso em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com Mendes, ele segue detido na delegacia e aguarda uma decisão judicial sobre o caso para saber se vai ser liberado ou não.

Ao G1, a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Feijó disse que já teve conhecimento do caso. Entretanto, destacou que se trata de um assunto delicado e que por isso vai procurar outras informações sobre a ocorrência para só então se pronunciar de forma correta.
 
Além de folhas de coca, dentro de pacotes havia frascos com pó branco que ainda não foi identificado pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Feijó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário