quarta-feira, 3 de junho de 2015

Reedição da Gramática Kaxinawá será apresentada no Acre pelo senador Jorge Viana



Livro reimpresso pela gráfica do Senado é de autoria de Capistrano de Abreu e um clássico da antropologia


O senador Jorge Viana prepara para a próxima segunda-feira, dia 08, o lançamento da reedição do livro “Rã-txa hu-ni-ku-i: gramática, textos e vocabulário caxinauás”, uma obra do historiador Capistrano de Abreu editado e publicado pela gráfica do Senado. O lançamento irá ocorrer na Biblioteca da Floresta, a partir das 17h30.
A apresentação do livro é assinada pelo senador Jorge Viana. “Os caxinauás não temem enfrentar o desafio, de, enfim, criar uma cultura e manejo sustentável. É que, tal qual Capistrano de Abreu, acreditam na perenidade de seu povo. A leitura deste Rã-Txa Hu-ni-ku-in faz parte do projeto de sobrevivência de um povo”, diz o parlamentar em um trecho do texto.
Nesta obra, o historiador Capistrano de Abreu registrou em mais seiscentas páginas todo um imaginário da língua pano dos povos indígenas localizados no rio Ibuaçu, afluente do Muru. Com isso, salvou para a posteridade, como o próprio autor afirma, “o rã-txa hu-ni-ku-in, ou seja, o falar de gente verdadeira, de gente fina”.
A leitura do volume serve não apenas para os linguistas, mas também para o estudo etnográfico, já que estão registrados costumes, lendas, armas, vestimentas, preparo de alimentação, jogos de criança, danças, caça e pesca, vidas dos animais, luto dos viúvos, circuncisão das meninas, enterros, sonhos, execução de uma ladra – um universo inteiro de saberes, fazeres, cosmovisão e mitos dos índios caxinauás.
Na mesma ocasião será lançado também o vídeo-documentário “Rio Acre 2015”, realizado pelo gabinete do senador Jorge Viana e produzido por Silvio Margarido e Toinho Alves sobre as mudanças climáticas que vem ocorrendo no planeta e suas relações com a maior alagação da história do Acre em 2014-15. 
-- 


Mariama Morena


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário