quinta-feira, 4 de junho de 2015

Acre: Com a participação de deputados e secretários estaduais esquerdistas realizam ato em solidariedade a Cuba


Militantes da esquerda e simpazantes realizaram, na quarta-feira , 03/06, no auditório da Aleac, um ato em solidariedade a Cuba contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos das Américas no ano de 1959.

O ato foi promovido pela organização Cebrapaz ( Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) e pela Fundação José Martí, com o apoio da UNEB. O evento serviu para aprofundar o debate sobre a integração política, econômica e social dos povos latino-americanos e caribenhos. O ato de solidariedade aos povos cubanos teve por objetivo promover o desenvolvimento solidário e a paz no continente. 

Estiveram presentes no ato o secretário de direitos humanos, Nilson Mourão, os deputados estaduais: Jenilson Leite ( PCdoB) e Daniel Zen ( PT), o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães e o vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista. 

O ato em solidariedade a Cuba contra o embargo econômico é realizado há anos, principalmente , no Estado da Bahia. 

No encontro os membros da mesa diretora dos trabalhos fizeram uma explanação sobre as conquistas da Revolução Cubana, destacando os avanços no âmbito da saúde, da educação, da cultura dos esportes, além da resistência heroica do povo cubano, que serve de inspiração para todas as nações do mundo que aspiram por liberdade e autodeterminação, destacou-se ainda, que apesar das dificuldades no campo econômico, Cuba nunca deixou de exercitar a solidariedade internacional, seja recebendo jovens do mundo inteiro para estudar gratuitamente, seja enviando médicos, vacinas e donativos a todos os países do mundo vítima de catástrofe natural ou em dificuldade econômica. Após a fala dos membros da Mesa Diretora, tomou a palavra o Prof. Hildo Montysuma que ressaltou a importância e o significado do internacionalismo proletário, ocasião em que propôs a fundação da Associação Cultural “Jose Marti” do Acre, o que foi aprovado por unanimidade. A constituição da Direção da Associação Cultural ficou a cargo da próxima reunião da Associação, a ser realizada no dia 12 de junho de 2015. 

Por Leandro Matthaus 

Foto: reprodução do facebook da Fabíola Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário