domingo, 22 de março de 2015

Tarauacá: PCdoB comemora 93 anos de fundação no Brasil. " Festa de aniversário será na sexta-feira, 27/03".


Na próxima sexta-feira, 27/03, o PCdoB de Tarauacá comemora os 93 anos de fundação e 30 anos de legalidade do partido no Brasil. 

Tarauacá é uma cidade simbólica para o PCdoB acreano, pois foi desta cidade que saiu as principais lideranças comunista no Estado. Dentre elas: Edvaldo Magalhães, Moisés Diniz( presidente da sigla no Acre), ambos ex-deputados estaduais, Chagas Batista, presidente municipal da sigla e vice - prefeito da cidade, Jenilson Leite, deputado estadual- único comunista eleito no Acre em 2014. Foi em Tarauacá que o partido elegeu os primeiros vereadores do Estado. 

O aniversário do partido é no dia 25/03, mas na terra do abacaxi será comemorado na sexta,27. 

No âmbito municipal o partido têm três vereadores e o vice-prefeito. Também comanda as secretarias de Saúde e de Obras. 

Em nível de Estado, o PCdoB têm vinte três vereadores, dois prefeitos, quatro vice-prefeitos, e um deputado estadual. 

No Brasil o Partido Comunista do Brasil têm 57 prefeituras, 1 governador, 10 deputados federais, e 25 deputados estaduais.


Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista é o partido mais antigo do Brasil. Passou 60 anos na clandestinidade. Em 1962, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, realçando sua marca revolucionária.

Com o golpe militar de março de 1964, o PCdoB e seus militantes viveram um dos piores momentos da sua história, com muitas prisões, exílios, desaparecimentos, torturas e assassinatos. Já nos anos 1970, ainda perseguido pelo regime militar, organizou a Guerrilha do Araguaia. Vários militantes do Partido foram assassinatos à época.

Com a redemocratização do país, em 1985, o PCdoB reconquistou a legalidade. Participou das campanhas das Diretas Já! (1984) e do Fora Collor (1992). Em meados dos anos 1990 lutou contra as políticas neoliberais privatistas do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 


Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário