quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Jorge Viana é vice-presidente e Gladson Camelí terceiro secretário da Mesa do Senado



Em sessão marcada por discussões, o Plenário do Senado concluiu na noite desta quarta-feira (4) a composição da Mesa Diretora para os próximos dois anos. Os senadores elegeram uma chapa única, preenchendo nove dos dez cargos que ainda estavam pendentes de decisão.

A Mesa terá representação de 7 dos 15 partidos que compõem o Senado. No entanto, não contará com integrantes do PSDB, do PSB e do DEM — respectivamente, terceiro, quarto e quinto maiores partidos da Casa. As bancadas dessas legendas se retiraram da votação em protesto contra sua ausência da chapa. A lista foi aprovada por 46 votos a 2, com 1 abstenção.

Como era esperado, o senador Jorge Viana foi reconduzido à primeira vice-presidência do Senado por indicação da liderança do Partido dos Trabalhadores para os próximos dois anos. No entanto, apesar de ter sido empossado há três dias apenas, o mais novo senador do País, Gladson Camelí, mostra que tem poder de articulação ao conquistar a terceira secretaria da Mesa Diretora, numa articulação difícil onde prevaleceu o embate acirrado entre o governo e a oposição, ainda embalados pelo resultado das eleições de outubro do ano passado. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi eleito para o cargo de suplência.

Mesa do Senado Federal para o biênio 2015-2016:

Cargo Senador
Presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL)
Primeiro-vice-presidente Jorge Viana (PT-AC)
Segundo-vice-presidente Romero Jucá (PMDB-RR)
Primeiro-secretário Vicentinho Alves (PR-TO)
Segundo-secretário Zezé Perrela (PDT-MG)
Terceiro-secretário Gladson Cameli (PP-AC)
Quarto-secretário Ângela Portela (PT-RR)




Para os cargos de suplência, foram eleitos:

Sérgio Petecão (PSD-AC); João Alberto Souza (PMDB-MA)

e Douglas Cintra (PTB-PE). Ficou vaga a terceira suplência.


* Com informações da Agência Senado

Direto do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário