terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mais jovem senador eleito defende redução da maioridade penal

Gladson Cameli, de 36 anos, diz que representa insatisfação das ruas de junho de 2013, mas tem proposta conservadora

José Orenstein - O Estado de S. Paulo

O Acre elegeu o senador mais jovem do Brasil: Gladson Cameli (PP), de 36 anos completados em março deste ano. É a mesma idade que Marina Silva tinha quando foi escolhida senadora, também pelo Acre, em 1994. Para ser senador no Brasil é preciso ter no mínimo 35 anos.

Cameli foi eleito com votação expressiva: 58% dos votos, contra 36% de Perpetua de Almeida (PC do B) - em números absolutos, levou mais votos que o candidato ao governo acriano Tião Viana (PT), que vai para o 2º turno com Márcio Bittar (PSDB). 

“Ser o mais jovem triplica minha responsabilidade”, diz Cameli, que reivindica representar a insatisfação das ruas de junho de 2013. A juventude do senador, no entanto, não se traduz em novas pautas na sua agenda política, que tem até uma proposta conservadora: redução da maioridade penal para 16 anos. Outras de suas propostas são a diminuição da carga tributária e a instituição de mandatos de 5 anos, sem reeleição e a construção de ponte sobre o Rio Madeira, que ainda mantém o Acre apartado do País. “Com a cheia que tivemos no rio, ficamos isolado. Aí a União diz que não tem dinheiro para fazer a ponte, mas empresta para Cuba, país comunista, fazer um porto?” 

Ele é um dos responsáveis pelo rejuvenescimento do Senado - os 27 eleitos têm, na média, 58 anos -, mas não é novato na política. Foi eleito deputado federal pelo Acre em 2006 e reeleito em 2010. Já passou por PPS e PFL antes do PP, e é sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli, morto ano passado.

Um comentário:

  1. Sobre a ponte do Rio Madeira o Deputado Gladson está desinformado e andando pouco ao Acre. Esta obra já está garantida, inclusive as obras já começaram.
    http://euricopaz.blogspot.com.br/2014/10/rondonia-comecam-as-obras-da-ponte.html

    ResponderExcluir