O professor e advogado Ribamar Feitosa Júnior, após ler a matéria escrita por Carlos Santos, no site da RRCTV e reproduzida aqui no Blog Tarauacá Agora, com o titulo: O padroeiro é São José, mas a festa é de São Francisco. A matéria é referente ao novenário de São Francisco em Tarauacá, que é realizada anualmente. Tendo início no dia 24 de setembro a 04 de outubro. Júnior Feitosa encaminhou a redação do Blog Tarauacá Agora a origem da história da novena. Extraída do livro A LUTA CONTRA OS ASTROS, de José Higino de Sousa Filho.
O novenário teve início no ano de 1927 , na residência do senhor Raimundo Eustaquio de Moura.
Na colônia marechal Hermes , atualmente bairro de copacabana.
O novenário se deu em razão de um naufrágio sofrido pelo Mourinha do Arraial , quando este ainda morava no seringal e fez uma promessa ao santo que se escapasse com vida, e salvasse seus pertences, homenagearia o São Francisco.
Esse novenário, cresceu tanto , que não foi mais possível ser realizado na casa ou no terreiro do romero. Sendo construída uma capela em 1933, em homenagem ao santo, e pela tamanha aglomeração de fiéis que ali se reuniam do dia 24 de setembro a 04 de outubro, data em que se realizava a novena.
Diante do crescimento da festa e da quantidade de pessoas que participavam da mesma, em razão de muitos nodertinos residirem por aqui e sempre venerar em São Francisco por lá , preteriram o padroeiro da cidade que é São José.
Em 1941, o novenário passou a ser realizado e incorporado nas atividades da paróquia local.
Este ato religioso quando passou a ser organizado pela paroquia,encerrava sempre com uma procissão, tendo a primeira a participação de 4522, contados pelo senhor Urbano do Vale morador da rua Floriano Peixoto, a grande maioria de seringueiros nodertinos.
Os leilões no Arraial eram gritados pelo leiloeiro Carrapicho.
Eustaquio, o fundador do novenário na cidade é avô do então secretário de direitos humanos do Acre e ex-deputado federal Nilson Mourão.
Fonte: Livro a luta contra os astros , pg 113 a 119 autor José Higino de Sousa Filho
Por Leandro Matthaus com a colaboração do advogado e professor Júnior Feitosa
Por Leandro Matthaus com a colaboração do advogado e professor Júnior Feitosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário