sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tarauacá/eleições 2014: Analise sobre os candidatos que terão "apoiadores de peso" e o potencial de cada candidato


O blog Tarauacá Agora, tendo como editor o colunista político, Leandro Matthaus, fará uma análise criteriosa dos candidatos a deputado estadual da região Tarauacá/Jordão e seus respectivos apoiadores. Os chamados: homens que podem decidir a eleição ou grupo. 

Chico Sombra
O ex-deputado Chico Sombra que após doze anos tenta voltar a casa do povo pelo PTN. Nesta eleição além de contar com a memoria eleitoral que o eleitor tarauacaense tem dele, ainda dispõe de dois apoiadores importantes: Raimundo Damasceno e Aref Eleamen, o primeiro, é o homem mais rico da região e o segundo, secretário de Financias da Prefeitura. Raimundo Damasceno foi decisivo nas vitórias do deputado estadual Walter Prado (Pros) e contribuiu bastante para vitória do sobrinho Rodrigo Damasceno, prefeito da cidade. Arif é um homem que faz política desde o bipartidárismo ( Arena e MDB), foi coordenador das duas vitórias do ex-prefeito Wando Torquato contra a FPA. É com o apoio deste dois cabos eleitorais e sua liderança que Chico Sombra esperar tirar uma boa votação e voltar a ter um mandado de deputado. 

Esperidião Júnior 
O ex-prefeito de Tarauacá e Jordão aposta na memoria eleitoral das disputas eleitorais passada, além de ter base eleitoral nas duas cidade que governou. Na qual, ambas tem lhe dado votações expressivas. Além disso o ex-prefeito conta com uma forte base montada recentemente na capital- está base, dependendo da votação pode vir ser decisivo. Destacando ainda que o ex-prefeito terá em Jordão a sua esposa, vereadora Zeina Melo, coordenando sua campanha, com muito respaldo pela sua brilhante atuação como parlamentar. Dispõe ainda em Tarauacá do apoio do empresário Robério Sariava e do ex-vereador Valdor do Ó.

Marilete Vitorino
A ex-prefeita Marilete Vitorino aposta suas fichas na memória eleitoral da eleição que perdeu a reeleição- 2012. Contando ainda com um fato que pode vir ser decisivo para sua candidatura, a rejeição do atual prefeito. Sua gestão tem noventa por cento de rejeição. 

Janilson Leite 
O médico-infectologista, embora ainda seja jovem, sua ficha como militante político dá umas cinco laudas. Janilson é candidato a deputado estadual pelo PCdoB, partido pela qual milita desde adolescente. O postulante à uma cadeira na Aleac conta com o apoio do seu tio, vice-prefeito Chagas Batista e, de três secretários municipais e de quatro 
Vereadores em Tarauacá. No município de Jordão, terá o apoio da maquina administrativa (prefeitura). 

Jesus Sérgio
O vereador Jesus Sérgio na eleição de 2012 foi o vereador mais bem votado de Tarauacá. Candidato a deputado estadual pelo PDT. Conta com o apoio do seu tio e padrinho político Chico Batista (Hulck). Na cidade de Jordão, ele terá o apoio de sua irmã, a vereadora mais bem votada da cidade e secretária de educação, Meire Sérgio, e da primeira dama, Cristina Sérgio. Jesus precisa obter os feitos de sua votação como vereador mais bem votado da cidade, desta vez precisa ser o primeiro do seu partido. 

Ney Amorim
O Petista é atualmente deputado estadual, embora não seja de Tarauacá, conta com o apoio do prefeito Rodrigo Damasceno e de sua mmãe, a empresária Bebé Damasceno e da maioria da cúpula petista, além do vereador do Pros, Lulu Neri. É apontado como um dos candidatos que vai obter uma votação expressiva em solo tarauacaense. Ney é o candidato importado PT.

Daniel Zen
É outro petista importado que terá o apoio do grupo da petista prof. Francisca Aragão e do seu sobrinho, o vereador Ezi Aragão. O grupo do PT ligado a professora Aragão sempre obtiveram melhores votações do quê os candidatos apoiados pela outra ala do partido. Zen ainda terá o apoio do secretário municipal de Edução, Francisca Das Chagas "O Moço".

Paulo Ximenes
Funcionário de carreira do INCRA, busca vencer a eleição através de suas propostas para a cidade.Tem alguns apoiadores ocultos, que segundo ele não revela para não despertar a inveja dos outros. É candidato pelo Democrata. 

Gilson Amorim
O radialista e líder comunitário é candidato pelo PSDB. Acredita vencer a eleição pela sua proposta voltada para a juvebtude e pelo seu caráter.

João Moreira
Candidato pelo PSB conta com o apoio do empresário Grandi Almeida e da estrutura de campanha do vice-governador e candidato a deputado federal Cesar Messias. Também do PSB.

Maria José
A ex-vereadora concorre a uma vaga na Aleac acreditando no seu trabalho que desenvolveu enquanto parlamentar e montou bases eleitorais na capital para garantir uma vaga com a somatória da votação que obtiver em Tarauacá. 

Mirabor Leite
Eleito vereador de Tarauacá em 2012 depois ter disputado o cargo de vereador varias vezes sem obter sucesso. É oposição ferrenha do atual governo. Suas fichas estão lançadas no voto dos que admiram sua postura na Câmara. 

Após citar os nomes dos candidatos que já tem um certo convívio com o eleitor tarauacaense, outros mesmos não tendo uma relação com o eleitorado local, tem seus apoiadores que comandam a Prefeitura e os cargos comissionados do Estado. 

É possível dizer que os candidatos Janilson Leite e Chico Sombra - por terem base eleitoral e estrutura de campanha disputarão o primeiro lugar do mais bem votado da cidade. Da região, será o ex-prefeito Esperidião Júnior- por ter base e memoria eleitoral. 
Os candidatos importados do PT juntamente o vereador Jesus vem logo em seguida. 
Os demais é necessário um pouco mais de tempo para arriscar um palpite . 

Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário