segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quão, somos quão, Por José Maria Costa

Máquinas voadoras, motos, seja lá, o que for, são armas no transito. Quer seja na mega metrópole, quer seja, na mais simples cidade do interior. E nestas, a febre, são as motocicletas. Possuí-las, induz-lhes, um sentimento de posse, de poder, e, de diferenciado. Tudo bobagem. Em algumas cidades interioranas, deste meu Brasil brasileiro, não roga-se, pela habilitação, como exige, o Código Nacional de Transito. E, nem pune-se, o transgressor. Nestes confins do meu " deus", o que prevalece é a violação, do Direito. E o que percebe-se, são meninos e meninas, transformando as ruas, em pistas de disputas, sob aplausos, e a glória da omissão, de quem, a Lei exige, o que, faça-se, Cumprir. E assim, ele assassina o vizinho, e nós, apenas lamentamos. Busca, os nossos amigos, e nós, de plantão, culpamos o destino. E de repente, esse mesmo transito, busca, um dos nossos entes querido, aí choramos e nos mal dizemos, por que a sorte não beijou a nossa responsabilidade, e esquecemos, que nas paralelas das tragédias, expõe-se o espelho da desgraça, que teimamos, em não querermos enxergarmos.

Quantos conhecidos, amigo escolar, de formação juvenil, você conhece, que o transito assassinou, com: 15, 17, 21 ou 22 anos de idade ?

Creio, que não basta, creditar somente a triste estatística, ao trânsito. Mas, nos educarmos, para com o trânsito. Por que, trânsito, também significa a circulação de pessoas, e não tão somente, de carros, motos, e afim. Entendo, que deveria ser matéria curricular, nas escolas, como comportar-se, no ou, em trânsito.

Um corpo esparramado na pista, o olhar solitário, e a lágrima, borrando o rosto, por que ela estará sempre, à procura de lamentos. A morte.
Ceifa-se, a vida juvenil, no trânsito, por que, em uma esquina qualquer do tempo, a lição vaza pelas janelas do, " isso não vai acontecer comigo", portanto, acelera-se, mais e mais, ainda que encharcado de álcool, drogas, entorpecentes diversos, e pedrinhas de bolinar.

Um comentário: