sábado, 15 de fevereiro de 2014

Projeto Saúde Atuante Fluvial de Cruzeiro do Sul ganha reconhecimento nacional


O projeto Saúde Atuante Fluvial da prefeitura de Cruzeiro do Sul está sendo implantado pelo Ministério da Saúde, em outras regiões do país. Criado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), o atendimento a ribeirinhos é utilizada como estratégia para ampliar o acesso da população à saúde pública.

O portal do Ministério da Saúde destaca que o Saúde Atuante Fluvial cumpre com o objetivo do Governo Federal, de fazer a saúde chegar cada vez mais perto da população. O MS destaca ainda que a administração de Sales vem implantando um sistema de saúde ousado no município de Cruzeiro do Sul.

O prefeito Vagner Sales acredita que o modelo de atendimento ao ribeirinho implantado a partir de 2012, no Juruá, só alcançou êxito graças a persistência de sua equipe. “Esta dedicação foi essencial para o projeto se tornar referência nacional e ser aplicado nas demais regiões do país”, enfatiza.

Segundo Sales, o projeto supriu as necessidades dos trabalhadores rurais, que teriam sido praticamente esquecidos em administrações anteriores. “Criamos uma equipe de saúde que percorre os principais rios, levando atendimento a todas as comunidades ribeirinhas há cinco anos”.


A Unidade de Saúde da Família Móvel Fluvial conta com médico, dentista, enfermeiro, microscopista, vacinadores, e técnicos de enfermagem, além de farmácia completa. Os 15 profissionais prestam serviços nos rios e igarapés. O atendimento que dura em média 15 dias, todos os meses do ano.

“Os ribeirinhos recebem a mesma atenção básica que os moradores da zona urbana. A prefeitura oferece extração dentaria, consultas, coleta de preventivos, exames pré-natal, testes de diabetes, curativos, inalação, vacinação, exames de malária, tuberculose, hanseníase e leishmaniose”, destaca Vagner Sales.

O prefeito informa que nos últimos cinco anos, foram realizados um total de 69. 595 atendimentos. Só em 2013, foram 6.862 acolhimentos realizados pela saúde itinerante do município. Os caos mais complexos são analisados pela equipe e encaminhamento à cidade de Cruzeiro do Sul.

O atendimento da equipe de saúde itinerante é agendado e os moradores dos rios e igarapés são comunicados por mensagem de rádio. “Os ribeirinhos sabem a diferença de receber um médico na porta de casa sem ter que se deslocar à cidade, em busca de uma consulta ou exame”, ressalta Vagner Sales.

A prefeitura construiu postos de saúde nos rios Valparaiso e Juruá Mirim. Nas demais comunidades ribeirinhas, o atendimento é realizado nas escolas municipais e estaduais, por serem locais de fácil acesso e localização. “Estamos mudando a forma de levar saúde ao povo do Vale do Juruá”, finaliza Vagner Sales.

Ray Melo, Ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário