sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Depois do seletivo haverá concurso público permanente ou foi apenas propaganda? Senão houver podemos concluir que o legislativo e a população foram enganadas


Depois de ser lançado nesta sexta-feira 14, o edital do processo seletivo para contratação de profissionais de saúde pela Prefeitura de Tarauacá. Surgiram várias perguntas, principalmente pelos profissionais da área, a primeira, é o valor do salário, a segunda, se diante da realização do processo seletivo haverá concurso permanente. Há outras perguntas, porém, vou me ater nessas duas. 

Convenhamos senhores leitores se a Prefeitura vem desde o ano passado anunciando a realização de um concurso público permanente com vagas para todas as secretarias conforme necessidade. Contudo, ainda em meados de 2013 encaminhou a Câmara um projeto de lei, de autoria da SEMSA (Secretaria de Saúde), pedindo-lhe a autorização do poder legislativo para a realização de um processo seletivo para contratação de profissionais de saúde com validade de dois anos, o concurso. Certamente toda propaganda feita pelo o governo de um novo tempo, na qual, iria realizar o certame com vagas efetivas, inclusive nomeou uma comissão composta com representante do executivo, da sociedade civil organizada e do legislativo. Era apenas propaganda? Certo que não posso afirmar, mas, pelo andar carruagem me faz concluir que sim. Todavia, que não faz sentido realizar um concurso provisório e outro permanente. 

Tendo plena ciência que os defensores do governo de um novo tempo irão se manifestar dizendo que haverá concurso e que, eu estou tentando adivinhar, direi aos senhores que vou dá tempo ao tempo e mostra-lhe que estou certo do que escrevo. Além do mais, se realmente não houver o concurso que tanto foi propagado, o poder legislativo e sociedade civil foram feitos de “bobos da corte” pelo prefeito, haja vista, o tempo que trabalharam na comissão em prol desse certame. Além de criar esperança na população taraucaense de fazer um concurso público realizado pela Prefeitura de Tarauacá, após 10 anos. Sendo que último foi realizado no ano 2003 na gestão do ex-prefeito Jasone Ferreira. 

A primeira pergunta trata do decepcionante salário que irão ser pagos aos funcionários. Vou iniciar com os médicos que em vez de ganhar aumento salarial terão percas salarial de 37,5%. O mesmo valor do aumento concedido pelo prefeito Rodrigo Damasceno (que é médico) em fevereiro de 2013. Elevando o salário de oito mil reias na época para onze mil. Ressaltando que o aumento foi aprovado na Câmara, ou seja, tornou-se lei. Logo se conclui que o executivo pagará os vencimentos dos médicos abaixo do teto estabelecido por lei. Cabe aos médicos questionar na justiça. 

Ainda escrevinhando sobre os salários, não posso deixar de citar o vergonhoso salário que os governantes irão pagar os técnicos de enfermagem. Oitocentos reais (bruto). A mais grosseira das formas de demonstrar o quanto este governo valoriza os profissionais de saúde. Sem contar que os agentes comunitários de saúde não recebem seus vencimentos de acordo com o valor repassado pelo Governo Federal que é R$ 950,00. E, mais a insalubridade que tem que ser paga aos ACS. 

Por Leandro Matthaus 
Leandro23333@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário