terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRIMEIRO ARTIGO POLÍTICO DO REPORTE JOSÉ GOMES


POLÍTICA?


                          


Ultimamente o termo politica tem sido bastante comentado em nossa cidade. Politicamente falamos sobre os futuros possíveis candidatos mais favoritos para as eleições para prefeito, mas, será que estamos mesmo pensado sobre politica? Será que dominamos a politica? Ou somos dominados por ela. Quem será o futuro prefeito não me preocupa muito! Mas, muito me interessa que o futuro prefeito conheça e domine á “politica”, que compreenda que o poder trás grandes responsabilidades, e que o poder deve ser usado para criar grandes ideias para fazer do pouco muito para os muitos que tem pouco, que possa compreender que á qualidade de vida das pessoas são mais importantes do que os interesses pessoais e de seus caprichos ideológicos.

Há tempos o sujeito “homens” políticos tentam mudar á sociedade, a vida daqueles que neles depositam sua esperança. O homem ainda não compreende que para mudar o seu mundo externo é preciso primeiramente mudar seu mundo interno. Muitas pessoas já desacreditaram de terem uma vida digna e decente, casaram das grandes promessas que recebem no momento da chamada “politica”. Isso porque os indivíduos não compreendem ainda que ele é um ser politico, histórico e construto da própria sociedade, não se reconhece como sujeito construtor de sua própria historia.

Em quanto não nos reconhecermos como construtores e autores da sociedade e do meio em que vivemos, viveremos sempre vulneráveis as mazelas sociais. Temos que compreender que a mesma sociedade que construímos é a mesma sociedade que nos influencia. Temos que rever nossos paradigmas, nossos conceitos de sociedade! Isso só pode ocorrer quando formos conscientes que somos seres sociais, históricos, políticos e construtores da sociedade em que vivemos e que, somos nós que dominamos a politica e não ela que nos domina.

Nós indivíduos sociais, temos que compreender que o mundo está em nossas mãos e temos que ter muito cuidado para não destrui-lo com o nosso psiquismo, temos o poder de mudar nosso meio, de minimizar as mazelas sociais, mas, não o fazemos, por quê? Porque não nos compreendemos como seres políticos, seres capazes de mudar a historia de nossa sociedade por meio do reconhecimento do sujeito politico. Um assunto um pouco complexo, mas, nada que uma boa reflexão possa desvendar tais palavras...  


(Jose Gomes)
REPORTE DA EBC ( RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA)
E LOCUTOR COMUNITÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário