O vice-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Mauricio José da Silva Praxedes (PSDB), assumiu o cargo de prefeito após o afastamento do titular, Randson Oliveira Almeida (PMDB), que está sendo investigado por desvio de recursos públicos.
A posse do vice-prefeito foi efetivada pela Câmara Municipal para dar cumprimento a documento expedido pelo Poder Judiciário do Estado do Acre, dirigido ao Poder Legislativo no dia 11 de Outubro de 2011, dando ciência que a presidência tomasse conhecimento do afastamento provisório do Senhor Randson Oliveira Almeida do cargo público de prefeito do Município de Marechal Thaumaturgo, devendo tomar providencias necessárias para o seu pronto e efeito cumprimento, inclusive dando a posse imediata ao substituto legal.
A presidência da Câmara Municipal e a Mesa Diretora deram cumprimento à determinação judicial e realizaram o empossamento provisório, mas por tempo indeterminado, na manhã desta quinta-feira (13), na sede do Poder Legislativo.
O prefeito em exercício informou que pretende garantir a legalidade e em primeiro lugar colocar a folha de pagamento do município em dia, pois está fora de controle, além de cumprir os contratos da municipalidade com os fornecedores.
“Estas serão as nossas ações iniciais. Em seguida vamos solucionar o problema da folha de pagamento, pois os recursos recebidos não são suficientes para honrar o pagamento dos salários. Minha intenção é dar uma enxugada na folha de pagamento”, afirmou.
Maurício Praxedes afirmou que os responsáveis pela gestão municipal sabiam que estavam descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal na aplicação dos 60% do Fundeb e será necessário um entendimento dos órgãos de fiscalização para que se consiga uma saída para promover a aplicação do percentual garantido por lei para pagamento dos professores que tem Magistério.
Segundo o prefeito empossado a notícia do afastamento do prefeito Randson Almeida aconteceu inicialmente informalmente e em seguida pelo promotor de Justiça Rodrigo Fontoura, na sede da Promotoria de Cruzeiro do Sul, que deu ciência da decisão, que de certa forma já era esperada pela população devido aos últimos acontecimentos na comunidade.
“A comunidade tinha um pressentimento que algo poderia acontecer nesse sentido porque as denúncias que foram feitas publicamente comprometeram a lisura da administração. Em alguns momentos fiquei muito preocupado, conversei com pessoas da administração que também estavam preocupadas. A falta do controle dos gastos foram as verdadeiras razões de algum desentendimento que tive com o prefeito Randson Almeida, que se tornaram público. Não tenho nenhum motivo para me desentender com o prefeito ou com as pessoas com quem trabalho. Se houver alguma irregularidade que eu tenha conhecimento, a princípio tento contornar e avisar, mas se não houver uma providências não posso concordar e por isso me desentendi”, disse.
Mauricio Praxedes lamentou o acontecido dizendo que vai tomar as providências necessárias para que a vida da comunidade volte à normalidade, enquanto estiver exercendo o cargo de prefeito.
“Estamos vivendo um momento de insegurança jurídica, administrativa e moral, porém, sou membro desta comunidade e também estou sofrendo. O que podemos fazer é contar com o apoio de muita gente boa e de responsabilidade que tem nesse município para tentar pelo menos minimizar esta situação”, finalizou.
Segundo a Assessoria do prefeito Randson Almeida ele se encontra em Rio Branco onde seus advogados recorrem da decisão junto ao Tribunal de Justiça para retornar ao cargo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário