São Paulo — Uma retotalização dos votos das eleições de 2022 concluída pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nessa segunda-feira (12/11) levou à perda do mandato de deputado estadual de Simão Pedro (PT) e à eleição de Camila Godoi (PSB) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com isso, o PT, que antes tinha 19 deputados, perde uma cadeira na casa e passa a ter menos parlamentares que o PL.
A retotalização foi feita após o julgamento de ações de investigação judicial eleitoral. Nesses processos, foi determinada a cassação dos registros de candidaturas do Pros e do PTB por fraude à cota de gênero. Consequentemente, os votos destinados aos candidatos dessas legendas foram anulados, alterando o total de votos válidos do pleito de 2022.
Como a eleição para deputado estadual funciona com base no sistema proporcional, o novo número de votos válidos altera o cálculo para distribuição de vagas. Na nova recontagem, Simão Pedro passa a assumir a condição de 1º suplente, dando sua cadeira para Camila Godoi.
A perda do mandato altera a distribuição dos partidos na Alesp, o que poderá dificultar a atuação da oposição ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na casa. Antes da retotalização, a bancada formada pelo PT tinha 19 deputados e estava empatado com o PL na liderança das legendas com mais cadeiras. Agora, o partido de esquerda fica com 18.
Diferentemente do PT, o PSB, partido de Camila Godoi, não se declara como oposição direta a Tarcísio de Freitas, mas como independente. A legenda já tinha três deputados na Alesp, com perfis ideológicos diferentes – são eles, Andréa Werner, Dr. Valdomiro Lopes e Caio França.
Por Valentina Moreira, Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário