domingo, 1 de março de 2020

Prefeitura de Jordão presta assistência técnica aos produtores do rio Muru



A Prefeitura de Jordão, através da Secretaria de Produção e Sustentabilidade realizou mais de duzentos atendimentos especializados com técnicos das áreas de engenharia agroflorestal e agrícola junto aos produtores que vivem às margens do rio Muru. O trabalho foi liderado pelo secretário municipal Luís Meleiro, com apoio de funcionários da Secretaria de Estadual de Produção e Agronegócio, cujo secretário Edvan Maciel foi representado pelo coordenador da pasta no município, Souza Sombra.




O trabalho realizado pela equipe consistiu na emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma declaração da situação ambiental ao agricultor que tem a posse e trabalha na terra. Isto é, a consolidação do que existe naquele determinado lugar, por exemplo, área desmatada, pasto, roçado ou açude. E ainda a parte de reserva florestal. A respeito deste documento, foram emitidos 127 CAR às famílias.

Os governos estaduais e federal armazenam essas informações nos seus bancos de dados, na qual eles aplicam em políticas públicas. Como incentivos aos produtores, concessão de crédito rural para recuperação de áreas desmatadas, bem como para financiamentos de rebanhos e plantações.

Outro documento emitido às famílias foram as emissões de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), documento gratuito, dado por entidade governamental, na qual permite ao agricultor realizar financiamento para produção agrícola. O juro deste tipo de financiamento é mais barato, pois é fomentado pelo governo federal. Com este documento, o agricultor tem acesso a várias linhas de créditos. Isso também habilita ao produtor para vender sua produção para a merenda escolar. Ao todo foram emitidos 121 cadastros. Ou seja, mais de cem famílias estão habilitadas para realizarem financiamentos para produzir e obter uma renda familiar com a revenda de sua produção.


Além disso, foram realizadas reuniões com produtores para que os técnicos da SEPA e da Secretaria de Produção e Sustentabilidade passassem orientações de como produzir mais e obter mais lucros a partir da venda daquilo que os ribeirinhos plantam e criam.
A parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio para desenvolver a ação, foi uma articulação do senador Sérgio Petecão (PSD), que tem sido um parceiro do município. “Quero agradecer a todas às pessoas que estiveram envolvidas nessa viagem, Souza Sombra, os técnicos da SEPA, ao senador Sérgio Petecão, ao prefeito Élson, porque é um trabalho que com certeza trará benefícios aos moradores do rio Muru. com estes documentos, eles terão acessos as linhas de créditos, um dinheiro que vem auxiliar e muito na vida das famílias que produzem a merenda escolar e o alimento de quem mora na cidade”, agradeceu Luís Meleiro.

Por Leandro Matthaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário