segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Sucesso de público, 4º festival da farinha impulsiona a produção e a procura pelo produto em Cruzeiro do Sul


A mandioca faz parte de um dos principais processos agrícolas do país, em Cruzeiro do Sul, não poderia ser diferente. A farinha, é o primeiro produto derivado a possuir a Indicação Geográfica (IG) no Brasil. Essa é uma forma de identificar, proteger e também promover o mercado regional.


Por isso, o 4º festival da farinha, além de trazer os fabricantes também mostra para muitos que não conhecem como é elaborada, e a importância que tem não apenas para os moradores, mas também para o cenário nacional. O grupo de produtores agrícolas que mora no Ramal 307, veio para a casa da farinha no festival para conseguir uma demanda maior de comercialização dos seus produtos.

“O festival traz o conhecimento e também incentiva os produtores que vive na mata e muitas vezes não sabem o valor que possuem, eu agradeço o prefeito Ilderlei Cordeiro, por essa iniciativa de promover esse evento, muito organizado, pois também nos ajuda financeiramente, ” frisou Francisco Liberman o líder do grupo.

Uma grande parte da população consegue sua renda financeira, após passar por todo um processo de produção da mandioca, até se chegar ao momento final que é a farinha embalada e pronta para ser comercializada. “Através da venda farinha eu consigo me sustentar, e também consegui criar os meus sete filhos, ” pontua Reginaldo Oliveira.

Processo de Produção


A produção da farinha começa com a recepção da mandioca, que é coletada no roçado, para que em seguida ela passe pelo o processo de descascamento para a retirada da pele escura e suja.

Em seguida, ela vai para o balde, que é quando se tem o procedimento de lavagem. Depois que se lava, ela se torna uma massa, pois, é ralada no ralador (caititu). “Depois é importante que ela seja imprensada e enxugada e fique lá de um dia para o outro, para ser torrada, porque então a farinha não fica gostosa, ” comenta Liberman.

Por último, a farinha é escaldada, peneirada e torrada no forno durante vinte minutos, desse momento, então, ela é embalada em sacos e pode ser comercializada.

Derivados da Mandioca

Através da mandioca são preparadas outras receitas, além da farinha, como o beléu, a rosca de goma, farinha de tapioca, beiju seco e o beiju da folha. Esses também são um dos produtos que estão presentes no festival, “ Muitas pessoas vêm comprar os nossos alimentos como a tapioca, porque gostam de comer eles fresquinhos, estamos vendendo muito, ” destacou Camila Rocha.

Por Juruá em Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário