segunda-feira, 20 de maio de 2019

OS PARTIDOS POLÍTICOS NO ACRE (1945-1978)

Por Homero de Oliveira Costa 



Introdução

Até o presente momento não foi publicado qualquer estudo sistemático a respeito dos partidos políticos no Acre. O objetivo maior deste trabalho é trazer uma pequena contribuição nesse sentido, estudando os partidos políticos no Acre no período compreendido entre 1945 e 1978. É resultado de uma pesquisa sistemática e tem como hipótese central de trabalho tentar mostrar como as elites políticas locais utilizam os partidos políticos excluindo sistematicamente as classes trabalhadoras, não apenas em função de seu isolamento, “atraso” ou ausência de qualquer tradição de organização, mas como parte de um sistema partidário que, desde o seu surgimento, sempre excluiu os trabalhadores de participação, quer a nível de direção desses partidos, quer de suas candidaturas em pleitos eleitorais.

Ao mesmo tempo, este trabalho tem a pretensão de romper com uma certa visão estereotipada da historiografia institucionalizada do Estado, a exemplo de outros trabalhos já feitos neste sentido[1].

I – Delimitação do Tema e do Problema

Temos ciência de que se quisermos compreender com maior profundidade a trajetória dos partidos políticos acreanos no período compreendido entre 1945 a 1978, impõe-se como fundamental o estudo do sistema partidário brasileiro (e do processo político como um todo) e apreender as especificidades locais. Como diz Gramsci: “Para se fazer história de um partido ou sistema partidário, deve-se conhecer a história do país em que eles estão inseridos”, ou seja, é necessário uma visão mais globalizada que ofereça elementos para que se possa montar um quadro histórico (e teórico) que dê conta da problemática definida como objeto de investigação. Como se sabe, há perspectivas muito distintas, não apenas no que diz respeito à sociedade brasileira, como também em relação ao sistema partidário. Não nos propomos, nos limites de um artigo acadêmico de modestas proporções, aprofundar esse debate. Tomemos o período delimitado (1945-1978).

Continue: Alma Acreana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário