sexta-feira, 15 de março de 2019

Vice-presidente da ALEAC Jenilson Leite visita a colônia Souza Araujo

O deputado estadual Jenilson Leite ( PCdoB) , vice-presidente da ALEAC e médico infectologista, visitou na tarde desta sexta-feira (15), a Casa Souza Araújo, que é uma colônia que abriga portadores de hanseníase. 


O local é administrado pela Diocese de Rio Branco, por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Entretanto, a exemplo do que tem ocorrido em tantos outros setores da administração pública, os recursos para manutenção não estão sendo repassados pelo governo estadual há oito meses. Além disso, o governo atual não renovou o contrato com a instituição para que mantenha o atendimento às pessoas. 



A Casa Souza Araújo existe no Estado do Acre desde 1930. Sendo essencial para proporcionar uma vida melhor aos portadores da hanseníase segregados na colônia. 

Sem recursos, o bispo Dom Joaquim deve fechar as portas da instituição, porque falta dinheiro para alimentação, bem como para  pagar os funcionários.

Sensibilizado com a situação, o deputado fez uma visita in loco. Conversou com a direção da Casa. E, na próxima sessão ordinária,  Jenilson  deve apresentar uma indicação ao governo do Estado para que seja revisto o contrato. "O governo do Estado sempre ajudou com recursos,  mas o convênio está suspenso. Então, vamos apresentar uma indicação para o governo volte a auxiliar novamente, pois, é necessário  que estas pessoas tenham alimento, seus curativos sejam feitos diretamente. Assim,  podendo concluir seus dias nesse plano dignamente", disse. 

Os moradores da colônia, apesar da dificuldade de locomoção devem  promover  um movimento, que será o fechamento  da estrada que dá acesso a Rio Branco para chamar a atenção do governo.

Fotos: Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário