sábado, 26 de janeiro de 2019

Cheia do Juruá afeta seis bairros e mais de 150 famílias estão sem energia em Cruzeiro do Sul


Por Juruá em Tempo

A poucos centímetros para transbordar, o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, já invade seis bairros na segunda maior cidade do Acre e a Defesa Civil traça estratégias emergenciais para prestar apoio às famílias que moram em áreas alagadas.


Por conta da cheia, o sistema de fornecimento de energia foi desligado para os bairros Lagoa, Boca do Moa e parte do Miritizal.


Em 24 horas, o nível do manancial, que banha cinco municípios do Acre e outros do Amazonas, se elevou mais de 20 cm e atingiu os 12,87 m na manhã desta sexta-feira (25). A Defesa Civil municipal anunciou que, se alcançar aos 13 metros, que é a cota de transbordo, um ponto de atendimento aos ribeirinhos será montado no porto da cidade para receber os moradores que precisarem de ajuda.


“Ultrapassando a cota de transbordamento, já estamos com tudo pronto para montar o nosso ponto de apoio na beira do rio e receber todas as demandas”, informou o coordenador da Defesa Civil, José Lima.


A partir desta quinta-feira (24), os representantes da Defesa Civil passaram a fazer vistoria pela manhã e à tarde nas regiões afetadas pela água. Além disso, a prefeitura já preparou um abrigo em um ginásio esportivo da cidade para onde serão levadas as famílias que precisarem deixar suas casas, como ocorreu em novembro do ano passado.


“Muitas famílias que foram removidas na cheia do final do ano ainda não retornaram para suas residências, por esse motivo ainda não foi preciso retirar nenhuma, mas acreditamos que vamos ultrapassar a cota de transbordo e o município está preparado para isso”, garante Lima.


O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rômulo Barros, disse que o monitoramento nos bairros deve permanecer nos próximos dias, mas já há sinais de vazante em outros municípios, o que pode levar o nível do manancial a começar a baixar nas próximas 48 horas.


“A notícia boa é que já inciou um processo de vazante em Marechal Thaumaturgo e em Porto Walter, onde já baixou 13cm nas últimas 24 horas. Acreditamos que em pouco tempo o rio possa dar um sinal de estabilidade também aqui em Cruzeiro do Sul”, informou Barros. Com informações do Portal G1.


Compartilhe isso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário