terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros


Suspensão foi por 'critérios técnicos', diz a ABPA. Ao todo, 25 fábricas estão habilitadas para vender a carne para o país árabe, que é o maior comprador do Brasil.


Por Luísa Melo e Luciana de Oliveira, G1

Arábia Saudita barra importação de frangos de 5 frigoríficos brasileiros

A Arábia Saudita barrou a importação de carne de frango de 5 dos 30 frigoríficos do Brasil que forneciam para o país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O mercado saudita é o maior comprador desse produto brasileiro.

Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida pelos árabes na última segunda-feira (21). A ABPA afirmou que o embargo foi causado por "critérios técnicos", mas não especificou quais.

O Ministério da Agricultura não comentou a suspensão, apenas divulgou quais são os frigoríficos autorizados atualmente (veja a lista ao fim da reportagem).

De acordo com a ABPA, entre as unidades suspensas, uma é da JBS e outra é da BRF, que estão entre as maiores do setor.

Ambas as empresas têm outros frigoríficos que continuam liberados para exportar para a região. Procuradas, elas não comentaram o assunto.

Arábia Saudita barra frangos de 5 frigoríficos brasileiros

Inspeção em outubro

A decisão foi tomada após uma missão técnica de inspeção feita em outubro passado pela autoridade sanitária saudita (SFDA Saudi Food and Drug Authority), informou o Itamaraty.

O presidente da ABPA, Francisco Turra, esteve em Brasília nesta terça (22) para se reunir com o Ministério da Agricultura. Ele disse ao G1 que, ao todo, 58 frigoríficos estavam habilitados a vender frango para a Arábia Saudita, mas somente 30 estavam exportando.

Turra afirmou que não podia informar quais são to

Nenhum comentário:

Postar um comentário