terça-feira, 17 de julho de 2018

Sem Minoru e Sanderson Moura, pesquisa para o Senado não representa a realidade política




Cruzeiro do Sul (AC)- A última pesquisa para o governo do Acre realizada pelo Instituto Pontual Pesquisa,  que também traz os números da corrida para o Senado da República perdeu o real sentido sem a menção de dois postulantes à Câmara Alta. O resultado foi publicado, na terça-feira (17), no site do instituto.

A pesquisa aponta o senador Jorge Viana (PT) liderando a corrida com 25,07%, seguido pelos oposicionistas Márcio Bittar (MDB) e Sérgio Petecão (PSD) com  19,41% e 17,38%, respectivamente. Já o futuro colega de chapa de Jorge Viana, o também petista Ney Amorim aparece com 10, 26%. 

Já os que não votariam em nenhum dos nomes induzidos pelos pesquisadores representam 22,72%, e os que não sabem em quem votar atingiram os 5, 17%.  É nesse cenário que a pesquisa perde a validade mediante a representatividade que  o ex-reitor da UFAC, Minoru Kinpara, e o advogado Sanderson Moura tem.  Prova disso, é a pesquisa Delta/TV Gazeta  que apontou  que a  soma dos números dos dois atingem mais de 18% da preferência do eleitorado, por isso a explicação de tanta gente não votar nos outros quatro nomes levados a campo pelos entrevistadores do Pontual Pesquisa. 

A pesquisa Delta foi divulgada em 04 de junho, na época Minoru detinha a preferência de 12, 41% do eleitorado acreano, enquanto Sanderson Moura detinha 6,33%. 

Os dados da pesquisa foram divulgados no site do Instituto, sendo  que foram ouvidos 6.333 eleitores em todo o estado do Acre, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada  entre os dias 9 a 26 de junho, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o Nº: AC-00987/2018. 

Por Leandro Matthaus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário