terça-feira, 17 de abril de 2018

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 18 de abril e deve imunizar quase 78 mil pessoas em Rio Branco

Saúde diz que campanha contra o influenza foi antecipada, pois o vírus já circula na região. Público-alvo inclui crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e gestantes.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC, Rio Branco

Campanha de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira (18) em Rio Branco (Foto: Divulgação/Secom-AC)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril, mas em Rio Branco, a data foi antecipada para a quarta-feira (18) e a meta é vacinar 90% do público-alvo, formado por cerca de 83 mil pessoas, o que representa quase 78 mil.

Conforme a Saúde, a data da campanha foi antecipada na capital acreana porque o vírus H1N1 já está circulando na região. A vacinação vai até o final de maio.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins, confirmou que o vírus H1N1 está circulando em Rio Branco e fez um alerta para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário não deixarem para se vacinar no último dia.

“Acredito que esse ano vamos atingir com mais facilidade, já que a vacina contempla o vírus que está circulando aqui. A população não pode deixar para o final da campanha. Tem que vacinar logo para evitar de pegar essa gripe muito forte que está dando muitas complicações. Então, principalmente esse grupo, tem que procurar o quanto antes a vacina nas unidades”, disse Socorro.

O grupo prioritário para ser imunizado é formado por pessoas com 60 anos ou mais, além de crianças de seis meses a menores de cinco anos e gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto).

Tem ainda os trabalhadores da saúde, os professores, os povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas também fazem parte do público-alvo e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Mortes por SRAG

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) apontam que o Acre teve seis mortes provocadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de 1º de janeiro a 1º de abril de 2018. De acordo com o boletim epidemiológico, o estado registra 34 ocorrências da doença este ano.

Foram coletadas 154 amostras nas quatro unidades sentinelas do estado, que são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Hospital das Clínicas na capital e o Hospital Dr. Raimundo Chaar, em Brasiléia, no interior.

Do total de amostras, 68 foram analisadas e 50% deram positivo para a presença de vírus respiratórios circulantes. Dos casos positivos, 13 foram pelo vírus de Influenza B, nove Metapneumovírus e outros nove pelo VRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário