segunda-feira, 19 de março de 2018

Trump defende pena de morte para traficantes como parte de plano de combate às drogas

Consumo de opioides está na mira das autoridades americanas. Plano não foi detalhado, mas também tem entre objetivos restringir a venda de remédios à base de ópio.

Por G1

Trump defende pena de morte para traficantes de drogas

O presidente americano Donald Trump revelou nesta segunda-feira (19) um plano de combate às drogas que prevê penas mais duras aos traficantes, incluindo a pena de morte aos traficantes que entrarem nos Estados Unidos com grandes quantidades de drogas.

O plano inclui os seguintes objetivos:

Cortar o fluxo de drogas com o muro na fronteira com o México
Implementar a pena de morte para traficantes que entrarem nos EUA com grandes quantidades de ópio
Restringir a venda de remédios à base de ópio
Ajudar dependentes financiando tratamento e incentivando dependentes a encontrar empregos

"Os traficantes de drogas matam milhares de nossos cidadãos a cada ano. É por isso que o Departamento de Justiça buscará penalidades mais duras do que as que já tivemos", disse Trump em discurso no estado de New Hampshire.

"Outros países não brincam... A pena mais alta tem que ser a pena de morte", acrescentou.

Trump anuncia seu plano sobre combate às drogas nesta segunda-feira (19) em Manchester, New Hampshire (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

Não está claro se a pena de morte para traficantes entrará na Constituição. Os crimes relacionados com drogas nos EUA são julgados atualmente de acordo com uma lei de sentenças mínimas de 1986, que estabelece penas de até 20 anos de prisão para pequenos traficantes de drogas, e reserva a prisão perpétua para casos especialmente graves.

“Isso é sobre vencer um problema muito, muito duro e se não formos muitos duros com esses traficantes isso não vai acontecer... Quero vencer essa batalha”, disse.

A luta contra a dependência em opioides, um problema de saúde pública nos EUA que mata 175 americanos por dia, é considerada uma prioridade por Donald Trump. Esta categoria de entorpecentes abrange remédios analgésicos, vendidos com receita, como o oxycontin e o fentanil, assim como a heroína misturada a substâncias sintéticas.

Em 2016, os Estados Unidos registraram 64 mil mortes por overdose, a maioria vinculada ao consumo de drogas à base de ópio.

De acordo com a agência Efe, New Hampshire é o terceiro estado com a maior proporção de overdose de opiáceos do país, atrás de Virgínia Ocidental e Ohio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário