domingo, 25 de março de 2018

Continuem gritando, não fiquem anestesiados, diz papa a jovens


Declaração do pontífice foi feita um dia após atos organizados por jovens mobilizarem cerca de 1 milhão de pessoas nos EUA e no exterior. Este domingo teve Missa do Domingo de Ramos, no Vaticano.

Por Reuters

Papa Francisco cumprimenta fiéis em Santa Missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: REUTERS/Tony Gentile)

O papa Francisco, iniciando serviços da semana santa até a Páscoa, pediu neste domingo (25) para os jovens continuarem protestando e que não permitam que gerações mais velhas os silenciem ou anestesiem seus ideais.

Francisco falou um dia depois que centenas de milhares de jovens norte-americanos foram às ruas pedir o endurecimento de leis sobre o controle de armas de fogo. Os atos foram mobilizados pelos sobreviventes do massacre ocorrido em uma escola na Flórida. O papa não fez menção direta aos manifestantes dos EUA em seu discurso neste domingo.

O líder católico de 81 anos liderou uma procissão para comemorar o dia em que a bíblia afirma que Jesus foi para Jerusalém e foi chamado de salvador, apenas para ser crucificado cinco dias depois.

Fazendo paralelos bíblicos, Francisco pediu para os jovens na multidão que o acompanhava para não serem manipulados.

"A tentação de silenciar jovens sempre existiu", disse Francisco. "Há muitas formas de silenciar jovens e torná-los invisíveis. Muitas maneiras de anestesiá-los, fazê-los ficarem quietos, sem pedirem nada, sem questionarem nada. Há muitas maneiras de sedá-los, de fazê-los não se envolverem, tornar seus sonhos rasos, chatos e mesquinhos", disse o papa.

"Caros jovens, vocês têm que gritar", disse o pontífice, pedindo para os jovens que o acompanhavam para serem como as pessoas que receberam Jesus com palmeiras em vez daquelas que pediram a crucificação dele alguns dias depois.

"Cabe a vocês não ficarem quietos. Mesmo se outros continuarem quietos, se nós velhos e líderes, alguns corruptos, ficarem quietos, se o mundo todo ficar quieto e perder sua alegria, eu pergunto a vocês: Vocês vão gritar?"

E os jovens que o acompanhavam responderam: "Sim!"

Apesar de o papa não ter feito menção aos protestos nos EUA ocorridos um dia antes, ele frequentemente tem condenado a produção de armas e os ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário