sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Jordão: Programa Criança Feliz é lançado no município




O Programa Criança Feliz foi lançado no município de Jordão, nesta quinta-feira (30), pela secretária de promoção social, Missara Guimarães, e a supervisora do programa Gisele Amim. O Programa Criança Feliz é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, cujo objetivo é acompanhar crianças desde a gravidez até os três anos de idade, podendo ser prorrogado o acompanhamento se na família da criança tiver algum beneficiário do Benefício da Prestação Continuada (BPC)- cujo pagamento é de um salário mínimo para aspessoas com deficiência ou idoso a partir dos 65 anos. 

Por ser classificado como município de porte 1, o Jordão tem direito de cadastrar cem mães beneficiárias do programa Bolsa Família e do Cad Único. A equipe do programa é formada por quatro membros, sendo uma supervisora [Gisele] e três visitadores que fazem as visitas in loco. 



Segundo Missara Guimarães, secretária da pasta de promoção social, o município já atingiu sua meta. "Nossa meta já foi atingida, já temos as cem famílias e todas estão cadastradas no sistema do governo federal". A gestora lembra ainda, que o programa é contínuo, ou seja, quando sair uma família porque a criança atingiu o ciclo, os visitadores insere outra. 

O trabalho dos visitadores junto com a equipe do CRAS é promover atividades com as mães desde o período de gravidez. Essas atividades visam contribuir com o desenvolvimento do laço afetivo da mãe com o bebê, por conseguinte, após o parto é ensinado técnicas que contribuam com o desenvolvimento da família com a criança. Outra ação do Criança Feliz é identificar situações de vulnerabilidade e fragilidade das famílias para que seja encaminhados para os órgãos que trabalham com as políticas públicas. 

A supervisora do programa Gisele Amim disse a reportagem que o programa está sendo realizado na cidade desde o mês de maio, mas a equipe preferiu fazer o lançamento após receber a primeira parcela, e também para mostrar os resultados já conquistados. Segundo ela, as visitas semanas contribuem significativamente com a promoção do desenvolvimento humano integral na primeira infância. 

Gisele Amim supervisora do programa

O evento foi realizado no CEDUP. Estavam presentes o prefeito Élson Farias (PCdoB) e membros do parlamento local, dos quais a presidente da Câmara Municipal de vereadores Meire Sérgio (PCdoB).


Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora



Nenhum comentário:

Postar um comentário