terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ufac firma parcerias para produção de energia sustentável

por Assessoria UFAC

A Universidade Federal do Acre (Ufac) uniu-se ao Instituto Federal do Acre (Ifac) e ao governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, para o desenvolvimento de projeto de estímulo à cadeia produtiva de biogás e biofertilizante a partir da produção de energia alternativa gerada por biodigestores.

A assinatura do termo de cooperação, que marca o início da parceria, foi feita na última sexta-feira, 1, no frigorífico Três Irmãos, com a inauguração de um biodigestor que utiliza massa ruminal como matéria-prima.

A produção do gás metano e biofertilizante, que utiliza o material forrageiro ingerido pelos bovinos, envolve a utilização de uma câmara de fermentação, a presença de microbiota ruminal e transferência para uma caixa hermeticamente fechada, gerando um ambiente anaeróbio. O biodigestor inaugurado tem capacidade de produzir gás metano para o fogão industrial da propriedade e fazer funcionar o gerador de 2 HP.

A parceria entre as instituições federais, o governo do Estado e empresas privadas possui o objetivo de desenvolver biodigestores para produção de energia sustentáveis em ramais e empresas potenciais do Vale do Juruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário