sábado, 1 de abril de 2017

Prefeitura de Jordão realiza ação de saúde nas comunidades rurais do rio Muru



A Prefeitura de Jordão, através da secretaria de saúde realizou uma ação de saúde nas comunidades rurais do rio Muru. No dia 09 de março, a equipe composta por um médico, um odontólogo, um enfermeiro, além de técnicos de enfermagem e de saúde bucal saíram de Jordão com destino a Tarauacá. Cabe ressaltar que, durante o período de inverno amazônico (de janeiro a maio) o ramal que dá acesso as comunidades rurais do Muru fica intrafegável. A distância entre a cidade e a comunidade do Novo Porto são de 40km. 

A equipe de saúde começou o trajeto nas águas do rio no dia 11 de março, tendo chegado ao destino final somente no dia 25. O atendimento durou cinco dias, os demais foram gastos no trajeto. 

Segundo a secretária de saúde do município, Régia Correia, a ação foi exitosa. A equipe atingiu os números de atendimentos que teriam sido planejados. Ainda segundo ela, outra ação estar prevista para ser realizada entre junho ou julho, desta vez a equipe vai pelo ramal. 

A ação traduzida em números 

110 consultas médicas 

102 tratamentos odontológico (extração e restauração) 

57 procedimentos de aplicação de flúor 

58 consultas de enfermagem (pré-natal, PCCU e planejamento familiar). 

250 doses de vacinas aplicadas 

A ação de saúde foi acompanhada pelo vice-prefeito da cidade, Ademir “Demir” Batista de Figueiredo (PT). O gestor mostrou-se bastante entusiasmo com os trabalhos prestado aos munícipes que vivem isolados as margens do Muru. 

Os atendimentos foram realizados em cinco comunidades: Ocidente, Camuncim, São Francisco, São Francisco (casa da dona Suzana), Santa Cruz e Novo Porto.






Por Leandro Matthaus
Fotos: Davi Sombra


Nenhum comentário:

Postar um comentário