sábado, 15 de abril de 2017

Juruá presta últimas homenagens ao ex-deputado João Tota


O corpo do ex-deputado federal e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Tota, foi velado durante esta sexta-feira (14), no salão do Museu do Centro Cultural, prédio onde funcionou a prefeitura e o primeiro Fórum de Cruzeiro do Sul. Centenas de pessoas foram ao local para prestar às últimas homenagens ao homem público que nasceu na Paraíba e que, nos últimos instantes de vida, pediu à família que fosse sepultado na cidade que escolheu para morar.

O avião com o ex-parlamentar chegou na madruga e do aeroporto o cortejo seguiu para o Museu acompanhado por familiares e amigos. Durante o velório João Tota foi homenageado com honras militares por homens do Exército e com uma ato de despedida promovido pelos integrantes da Maçonaria, instituição da qual o mesmo fazia parte.

Durante toda a manhã centenas de pessoas passaram pelo local para o adeus ao ex-prefeito e para prestar solidariedade aos familiares. Além de populares, estiveram presente autoridades de todos os municípios da região. Entre esses, o deputado estadual Jonas Lima (PT), o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares, o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, e o prefeito de Cruzeiro do Sul , Ilderlei cordeiro que era amigo pessoal de João Tota.

“O município de Cruzeiro do Sul e o nosso estado perdem um político que contribuiu muito. Por isso, decretamos luto oficial de três dias em honra a um homem que merece ser honrado” – anunciou o prefeito Ildelei Cordeiro.

O prefeito de Mâncio lembrou que seu município também recebeu investimentos importantes destinados pelo ex-parlamentar. Uma das obras que marca o apoio de Tota à população manciolimense é o estádio de futebol que atualmente se chama Arena do Japiim. Isaac garantiu que, como forma de reconhecimento ao idealizador da obra, enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal para mudar o nome do estádio.

“Mâncio Lima também deve uma ao João Tota. Foi quem levou os primeiros investimentos para nosso município, construiu os primeiros prédios e tornou a vila em um município. Em reconhecimento a tudo isso, vamos voltar o nome do estádio, que foi construído com 100% de recursos destinados por ele, para Totão, como era antes. Agora nós temos isso como um compromisso e um dever” – afirmou Isaac.

Para a família, Tota deixa, além de muita saudade, um exemplo de vida a ser seguido.

“Foi um homem que sempre sonhou com o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. Foi um político que fez muito, incentivou muitos investidores a executar empreendimentos importantes para o município porque sempre falava que a população de Cruzeiro do Sul merecia o melhor. É tanto que, apesar de ter nascido na Paraíba, um dos seus últimos pedidos para nós foi que fosse enterrado aqui. Perdemos um pai com “P” maiúsculo”-declarou João Tota Filho.

O corpo de João Tota foi sepultado no início da tarde, no cemitério Jardim da Paz. O ex-deputado era casado com a presidente do Conselho do Idoso de Cruzeiro do Sul, Maria das Vitórias, que também já exerceu uma função pública como deputada estadual. Os filhos Ítalo, Tibério e o representante da OAB, João Tota Filho, acompanharam o cortejo emocionados. João Tota estava há 80 dias em tratamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de câncer.

Por Djalcimar Rogério

Tribuna do Juruá

Nenhum comentário:

Postar um comentário