sábado, 29 de abril de 2017

Jorge Viana buscou o apoio do Exército para que a presidente Dilma Rousseff decretasse o "Estado de Defesa", revela colunista

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora

Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada,  revelou o nome do mensageiro de Dilma que buscou o apoio do Exército para que a presidente decretasse o "Estado de Defesa". Segundo Mazzini, o senador Jorge Viana (PT/AC) teria sido o mensageiro. O petista foi posto para correr.

Na semana passada, o general Vilas Boas- comandante do Exército- revelou em entrevista a revista Veja/abril que próximo ao dia que antecedeu o impeachment de Dilma Rousseff, alguns petistas sondaram a assessoria parlamentar do Órgão no Congresso em busca de apoio para que a então mandatária decretasse o "Estado de Defesa". 

Entenda o que é o Estado de Defesa 

O estado de defesa pode ser decretado pelo Presidente da República, em locais restritos, por tempo determinado, visando a preservação ou o restabelecimento da ordem pública ou da paz social ameaçadas por grave ou iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidade de grandes proporções na natureza.

A decretação do estado de defesa depende da oitiva do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional; de decreto do Presidente da República, que determinará as áreas atingidas, bem como o tempo de duração e as medidas coercitivas a serem adotadas; da submissão do decreto ao Congresso Nacional, que rejeitará ou aprovará a decretação do estado de defesa por votação da maioria absoluta de seus membros, no prazo de dez dias.

Fundamentação:

Art. 136, "caput" e §§ 1º a 7º da CF

Contactamos a assessoria do senador por email, e aguardamos a versão do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário